Sinpro-DF pede explicação sobre impedimento para 2º dose e SEE-DF responde

O Sinpro-DF informa que entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e explica que os(as) professores(as) que completaram 60 dias da primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca e que tomaram o imunizante entre os dias 18, 19 e 20 de maio já podem tomar a segunda dose do imunizante.

 

O Sinpro-DF buscou o secretário Executivo da SEE-DF, Denilson Bento da Costa, para explicar as denúncias de que professores(as) aptos(as) para a segunda dose da AstraZeneca, conforme as regras divulgadas pela SEE-DF, na segunda-feira (26), foram impedidos de tomar o imunizante na manhã desta terça (27) nos postos de vacinação.

 

Costa, por sua vez, ao atender à solicitação do Sinpro-DF, esclareceu que a secretaria já tomou as providências para evitar esse tipo de impedimento nos postos de saúde. Ele disse que conversou com o médico responsável pelo Comitê de Vacinação para que seja passada uma circular em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Regionais de Saúde a fim de deixar os(as) profissionais de saúde avisados(as) dessa antecipação.

“Todos os professores estão autorizados a vacinar ao completarem 60 dias”, afirma Bento. Ele avisa que quem não tem ainda os 60 dias completos não será vacinado. E informa que a antecipação será constante: “Isso é uma constante. Não vai ser só um dia. A partir de 60 dias da primeira dose, o professor pode ir a qualquer momento tomar a segunda dose. Mas é bom que fique claro: ele só pode ir depois que completar 60 dias do dia que tomou a primeira dose da AstraZeneca”, explica.

 

Caso o(a) professor(a) apto(a) para a antecipação seja impedido(a) de tomar a segunda dose da AstraZeneca, o Sinpro-DF orienta a anotar o nome e número do posto de saúde e entrar em contato com o sindicato a fim de que a entidade acione a SEE-DF e sejam tomadas as providências.

 

Costa destaca ainda que é importante levar o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. “E tem de ser com 60 dias. Não adianta o professor chegar lá com um dia antes de completar os 60 dias porque não irá vacinar”, insiste.

 

Quanto à segunda dose de outro imunizante e demais casos, o Sinpro-DF continua cobrando um posicionamento da SEE-DF e avisará à categoria à medida que for recebendo os esclarecimentos da secretaria.