Sinpro-DF lança o Folha do Professor 208 e mostra a importância do voto

O seu voto é responsável pelas tragédias ou felicidades do povo de um país. Para mostrar a importância do seu voto na sua própria vida, recorremos a uma pergunta: o que ocorre numa sociedade em que não há o instrumento do voto? No geral, são sociedades aristocráticas, autoritárias, nas quais não há nenhuma possibilidade de se debater novas demandas para a classe trabalhadora e muito menos realizar o debate sobre a ideia de igualdade.

 

O voto está vinculado, em maior ou menor grau, à quantidade de direitos dos(as) cidadãos e cidadãs e à democracia. Ou seja, o voto está totalmente ligado à ideia de liberdade de expressão, ao direito de cada um e de cada uma de ter e dar sua opinião, como também à possibilidade de encaminhar demandas para que sejam atendidas pelo Estado, tais como demandas de políticas públicas, de serviços públicos, de direitos civis.

 

Saber em quem votar é de suma importância porque se você elege um político autoritário, sem compromisso com os interesses da classe trabalhadora e com a soberania do nosso País, você elegerá um sistema autoritário conosco e subserviente com outros países que querem nos colonizar. Nesse sistema autoritário e num país colonizado, o qual não é dono de suas próprias riquezas e patrimônios, teremos grandes dificuldades para encaminhar as demandas de interesse dos(as) trabalhadores(as) e assegurar a democracia.

 

Se o seu voto vale um emprego e uma renda mensal, ele pode também valer o desemprego, a miséria, o genocídio. O voto tem muito valor. Mas, não um valor medido em benefícios individuais. Isso é a compra do voto, ou seja, uma corruptela do voto. O valor do voto é o fato de ele poder ser medido pelos ganhos sociais, benefícios coletivos, como um bom e público sistema de proteção social, de previdência, de emprego e renda para todos e todas, de desenvolvimento e crescimento do país, de escola, saúde e segurança públicas. O voto vale muito quando ele é articulado coletivamente para o bem comum da sociedade.

 

Nesta edição do Folha do Professor, o Sinpro-DF mostra, com dados atuais, a importância do seu voto e como ele interfere na vida pessoal de todos nós. Mostra, por exemplo, como a eleição de 2018 colocou para dentro dos Poderes Executivo e Legislativo do País um número elevado de políticos e empresários sem nenhum compromisso com a classe trabalhadora, famintos pelo fim da Constituição Federal em vigor. Nesta edição, você verá que o seu voto pode mudar tudo.

 

Clique no título do jornal, abaixo, e confira a importância do seu voto para você, sua família e seu País. 

 

Folha do Professor – Edição 208 – Julho de 2021