Sinpro-DF defende continuidade do uso de máscara nas escolas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou nesta quinta-feira (10/03) que o uso de máscara em lugares fechados não será mais obrigatório (para lugares abertos, a liberação foi feita no último dia 7). A decisão do GDF foi feita sem a apresentação de estudos científicos que comprovem estabilidade ou queda do número de infecções, internações e mortes pela Covid-19 com o fim do uso das máscaras. Para as escolas públicas do DF, a suspensão desse protocolo de segurança tem potencial para estabelecer um cenário sanitário no mínimo preocupante.

“A realidade da maioria das nossas escolas é de superlotação. Há turmas com 47 estudantes. Não é possível fazer distanciamento entre estudantes, e depois da vacina, a máscara ainda é nossa maior proteção. Por isso, é importante que as pessoas se sensibilizem, e que os cuidados para superar a pandemia e suas graves consequências sejam mantidos. Essa é uma ação pensando no bem coletivo”, avalia a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.

O fim da obrigatoriedade da utilização de máscara de proteção contra a Covid-19 em lugares fechados é estabelecido em decreto (nº 43.072) publicado no Diário Oficial do DF, nesta quinta-feira. Pelo documento, não fica claro se o fim do protocolo de segurança será adotado também nas escolas públicas do DF. Em tese, as medidas de segurança adotadas na rede de ensino são definidas pela própria Secretaria de Estado de Educação. Até o fechamento desta matéria, a SEEDF não havia se manifestado sobre alterações nos protocolos de segurança estabelecidos para as unidades escolares.

A maioria dos estados e capitais que experimentam a liberação do uso de máscara manteve a necessidade do cumprimento do protocolo dentro de sala de aula. Entre eles Belo Horizonte, Boa Vista, Macapá, Campo Grande e São Paulo.

Dados e alerta
Os últimos dados da Secretaria de Saúde do DF mostram que 141 mil crianças de 5 a 11 anos ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Nessa faixa etária, 47,48% das 268.208 crianças tomaram a primeira dose do imunizante. De toda população apta a se vacinar, apenas 34,63% tomou a dose de reforço ou a adicional.

Nessa quarta-feira (9/03), o DF registrou 380 novos casos conhecidos de Covid-19 e seis mortes pela doença (registradas no dia anterior). A taxa de transmissão do vírus está em 0,60. Isso quer dizer que 100 pessoas infectadas transmitem a doença para outras 60.

Diante do cenário, que apresenta melhoras, mas, infelizmente, ainda é de risco, o uso das máscaras nas escolas continua sendo medida necessária, e se mantém como item da pauta de reivindicações do sindicato.