Sinpro-DF convoca servidores PCD para reunião e lançamento do resultado da pesquisa sobre acessibilidade

O Sinpro-DF convoca professores(as) e orientadores(as) educacionais com deficiência para lançamento virtual, nesta segunda-feira (13), às 14h30, da Pesquisa de Acessibilidade para Servidores com Deficiência da rede pública de ensino do Distrito Federal. O sindicato vai enviar o link da reunião aos(às) interessados(as). Os dados da pesquisa serão revelados durante a reunião.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da reunião com o coletivo de servidores PCD da carreira do magistério também cumpre o protocolo “Nada de nós, sem nós!”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, da integração à inclusão. Isso significa que nenhum resultado tende a ser divulgado sobre essas pessoas sem a participação delas.

Alberto Ribeiro, coordenador da Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador, do sindicato, informa que a pesquisa foi construída com base nos 27 itens da legislação das PCD e foi constatado que, desses 27, 19 itens não são atendidos pela escola pública do DF. “Ou seja, mais de 70% dos itens não são atendidos pela rede pública, revelando que as escolas não têm ou não oferecem condições insuficientes para atender a esses servidores públicos”.

A diretoria colegiada reforça a necessidade e a importância da participação dos(as) servidores(as) PCD porque, neste segundo momento, faremos a escuta qualitativa. “Ou seja, como é trabalhar nessas condições para essas pessoas? Assim, o primeiro objetivo da reunião é a apresentação da pesquisa e, num segundo momento, é a qualificação dos dados, respeitando esse slogan”, Luciane Kozicz, psicóloga da Clínica do Trabalho do Sinpro-DF.