SINPRO-DF CONVIDA TODA CATEGORIA PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA DE DELEGADOS SINDICAIS

 Com objetivo de viabilizar uma melhor organização por local de trabalho para fortalecer a luta e resistência da  categoria dentro do ambiente educacional, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal-SINPRO-DF, continua à campanha de eleição para delegados(as) sindicais, durante o mês de junho aos (as) interessados(as) em serem representantes sindicais em suas escolas.

Entre suas atividades essenciais estão a mobilização da categoria, a articulação da presença sindical durante as coordenações coletivas, a divulgação de campanhas e mobilizações virtuais, o fortalecimento do local de trabalho e a defesa dos direitos da categoria, atuando próximo ao representante da diretoria do sindicato na sua escola para o atendimento a seus pares e, sobretudo, cumprindo as deliberações do Estatuto, das assembleias e da diretoria colegiada do Sinpro-DF. 

Cada unidade escolar tem o direito de eleger um (a) delegado (a) sindical por escola e um representante por turno. Por exemplo, uma escola que funciona nos 3 turnos, pode eleger 1 delegado(a) sindical e 1 representante por turno, somando ao total de 4 pessoas. Não há verticalidade nessa relação, é uma estratégia importante para aumentar o nível de representatividade por escola, melhorando toda organização de trabalho da unidade escolar. 

Podem ser delegados sindicais o professor(a) efetivo, de contrato temporário, ou orientador(a) educacional desde que sejam sindicalizados(as) junto ao Sindicato dos Professores no Distrito Federal. 

Devido ao cenário de pandemia que vivemos, as eleições acontecem  em formato remoto durante uma coletiva  virtual. Após o encontro remoto, o delegado(a) sindical deverá acessar o link disponibilizado pelo Sinpro-DF, preencher os campos em branco e fazer o envio da Ata de delegado(a) sindical para registro e controle do Sindicato. Aqueles que quiserem, podem fazer a impressão da ficha ou até mesmo salvar algum dispositivo móvel. Confira o passo a passo abaixo:

Após a realização da eleição durante a coletiva, o (a) delegado sindical deverá acessar o link e informar o CPF.

 

 

Se houver representações sindicais por turno, o(a) delegado sindical, deverá preencher e informar no formulário. Havendo necessidade de inserir mais representantes, basta clicar em adicionar “representantes” e em seguida, salvar os dados informados.

O delegado(a), irá inserir o CPF e nome de cada participante da reunião na qual ocorreu a eleição.

Atenção: É de extrema importância que todos os participantes que estiveram presentes na coletiva, sejam inseridos no documento digital independentemente de serem ou não filiados(as).  Para cada participante, é preciso salvar o documento.

 

Após o preenchimento de todas as informações, o Sinpro-DF automaticamente receberá as informações  do formulário.  Por fim, clique em visualizar a Ata de Eleição, imprima ou salve o documento para você. 

 

 

Caso o candidato(a) queira fazer alguma mudança no formulário, basta acessar o e-mail que será enviado para o endereço eletrônico cadastrado. Os(as) delegados(as) sindicais serão eleitos para mandato de um ano.

Para a diretora do Sinpro Luciana Custódio, a participação da categoria como delegados sindicais é de  extrema importância para fortalecer os direitos conquistados por meio de lutas de todos e todas filiados junto ao Sinpro-DF. “Nossa luta é que crie uma rotina nas coletivas das escolas com uma pauta sindical com os principais acontecimentos da semana, Além, obviamente, da importância de participação da luta que se constrói no dia a dia:plenárias, reuniões, seminários, congressos, assembleias dentre outros espaços importantes de luta”, afirma.

Para acessar a Ata, clique aqui.

Eleja seu(a) delegado(a) sindical e fortaleça nossa rede de luta!