Sinpro denuncia descaso do GDF com a educação, no aniversário de Brasília

“Nestes 63 anos de Brasília, a educação pede respeito! Reestruturação da carreira já. A responsabilidade de uma greve está nas mãos do Ibaneis”. Essa foi a frase estampada em faixas expostas em pontos turísticos de Brasília nesse 21 de abril, aniversário de 63 anos da capital federal. A ação realizada pelo Sinpro denuncia o descaso do governador Ibaneis Rocha com a categoria do magistério público e a população do DF.

Espaços como Torre de TV, Espaço Cultural Renato Russo, Praça do Buriti e Cine Brasília foram palco para a denúncia.

Memorial dos Povos Indígenas
Biblioteca Nacional de Brasília
Cine Brasília
Torre de TV
Museu Nacional de Brasília
Palácio do Buriti
Praça do Buriti
Espaço Cultural Renato Russo

A categoria do magistério público está com os salários congelados há 8 anos. Sem diálogo, o governador Ibaneis Rocha estabeleceu um índice de reajuste insuficiente para todos os servidores e servidoras do GDF, dividido em 3 parcelas anuais de 6%, até 2024. Paralelamente, o chefe do Executivo aprovou aumento de 25% de uma vez só para si próprio e todo o primeiro escalão do governo.

Diante da imposição, a reestruturação da carreira é remédio eficaz para mitigar as perdas acumuladas, já que gera vantagens no vencimento, nas gratificações, progressões e outros componentes da carreira, tendo como princípios a isonomia e a paridade.

Eixo central da “Campanha Salarial 2023: Basta de Descaso com a Educação!”, a reestruturação da carreira abre possibilidade de reduzir os padrões da carreira de 25 para 15, obtendo mais rápido o teto do vencimento; de valorizar as tabelas de especialização, mestrado e doutorado; de incorporar gratificações, como Gaped/Gase, ao vencimento básico; de aumentar a quantidade de cargos para pedagogo – orientador educacional; de fortalecer a carreira com a nomeação de concursados, entre vários outros pontos.

Pressão
O Sinpro vem realizando uma série de ações para dialogar com a categoria e a sociedade sobre a importância da reestruturação da carreira. Cards explicativos nas redes sociais, outdoors, matérias no site do Sinpro e o diálogo corpo a corpo com a categoria explicam o ponto a ponto da reivindicação.

A reestruturação da carreira vem sendo debatida desde o ano passado em grupo de trabalho composto por representantes do GDF e a Comissão de Negociação do Sinpro-DF.

Assembleia
Professores(as) e orientadores(as) educacionais se reunirão em assembleia com paralisação e indicativo de greve nesta quarta-feira, 26 de abril. A atividade será às 9h, no estacionamento da Funarte.

Fotos: Deva Garcia

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS