Lançamento do livro “Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento e sobrevivência para mulheres”

O Sinpro convida a todos e todas para o lançamento do livro “Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento e sobrevivência para mulheres”, no Carpe Diem CCBB,  na sexta-feira (16/12), das 16h às 20h. Em fevereiro, a autora estará no Sinpro para falar das suas obras literárias.

“Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento e sobrevivência para mulheres” é um livro de tirinhas baseadas no capítulo sobre o dispositivo amoroso do livro “Saúde mental, gênero e dispositivos”.

Valeska Zanello, professora-doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e autora do livro, explica que, na obra, ela elencou “todos os gatilhos desse dispositivo e escolhi as histórias prototípicas que recorrentemente ouvi de mulheres (ao longo de 25 anos na clínica ou em pesquisas do meu grupo), para exemplificar esses gatilhos”.

Com ilustrações de Priscilla Miranda, o livro é psicoeducativo. “Com certeza, vai ajudar demais as mulheres a identificarem suas vulnerabilidades identitárias no amor e a se protegerem dos perebados e das relações abusivas”, afirma Valeska.

A psicóloga do Sinpro, Luciane Kozicz, aconselha a leitura, afinal, “a violência contra as mulheres além de afetar a saúde física, pode causar adoecimento psíquico, o qual tem sido muitas vezes psiquiatrizado. Ou seja, são tratados apenas os sintomas. Um livro que traz a palavra das mulheres que sofreram abusos em relacionamentos, um guia de autoconhecimento e sobrevivência”, finaliza.