Sinpro cobra do GDF pagamento das pecúnias para todos(as) os(as) aposentados(as)

A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com representantes do governo do Distrito Federal nesta terça-feira (24) e cobrou, novamente, o pagamento das pecúnias da licença-prêmio de todos(as) os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as). No dia 19 de maio o governador Rodrigo Rollemberg anunciou um cronograma para pagamento das pecúnias da licença-prêmio apenas para os(as) aposentados(as) em 2015. A informação desagradou a diretoria do Sinpro, já que o cronograma deixa de fora os(as) recém-aposentados(as) de 2016.
Em reunião com o GDF, a Comissão afirmou que o calendário anunciado pelo governador é inaceitável, já que ficaram de fora mais 400 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados em 2016. O cronograma apresentado não atende à demanda dos(as) aposentados(as), mantém a condição de prejuízo e revela a intenção do governo em arrastar essa dívida ao não incluir as aposentadorias de 2016.
O Sinpro exige que o GDF cumpra a Lei Complementar nº 840/2011, que preconiza em 60 dias o prazo limite para o pagamento da pecúnia da licença-prêmio não gozada, de forma que professores(as) e orientadores(as) educacionais que se aposentaram em 2016 também precisam receber segundo a letra da lei.
“O governo precisa começar a honrar os compromissos com os(as) trabalhadores(as) e voltar à legalidade. É insuportável para os trabalhadores não terem seus direitos garantidos pelo próprio governador, que descumpre uma série de leis, a exemplo do pagamento das pecúnias”, afirma a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa.