Sinpro apoia Dermeval Saviani para a ABL

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal apoia a candidatura do educador Dermeval Saviani para a vaga da cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, ocupada até recentemente por Cândido Mendes.

Nascido no dia de natal de 1943, em Santo Antônio da Posse (SP), Saviani é professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor emérito do CNPq e coordenador geral do grupo de estudos e pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). É Doutor Honoris Causa pelas Universidades Federal da Paraíba, Federal de Santa Maria e Universidade Tiradentes de Sergipe.

Dermeval Saviani é o idealizador da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica, que se contrapõe ao modelo conteudista de ensino. Ele defende o acesso ao conhecimento sistematizado e sua compreensão por parte do estudante como instrumento de reflexão e transformação da sociedade.

Para a diretora do Sinpro Berenice D’Arc, será um privilégio termos na ABL um pensador vivo como Saviani. “A pedagogia Histórico-Crítica tem sido base e inspiração para os currículos de escolas de caráter democrático. Demerval faz uma diferença enorme para educação brasileira. Sua grandeza e sua generosidade no diálogo e na escuta fazem dele um grande ser humano”.

Você também pode apoiar a candidatura de Saviani para a ABL. Basta assinar esta petição pública.