Sinpro apela para que educadores valorizem cultura local

A cultura é um dos setores que segue sendo desvalorizado pelos governos federal e local: reflexo de uma política avessa à expressão plural e diversa. Na contramão do cenário imposto, a dirigente do Sinpro-DF Meg Guimarães lembra a importância da plataforma Valeu.art, realizada em parceria com o Sindicato, que facilita a pessoas físicas ou jurídicas a destinação de parte do Imposto de Renda (devido) a projetos culturais.

Todos os projetos culturais e esportivos hospedados na Valeu.art (exceto os de crowdfunding) são aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) e/ou pela Lei de Incentivo ao Esporte. Eles estão aptos a receber incentivos a serem abatidos no Imposto de Renda devido dos contribuintes nos percentuais de 6% para pessoas físicas (declaração completa) para cultura ou esporte; 4% para pessoas jurídicas (lucro real) para cultura; 1% para pessoas jurídicas (lucro real) para esporte. Clique no link para ver os detalhes https://valeu.art/formas-de-incentivo/

“Cultura é vida”, afirma a dirigente do Sinpro-DF Meg Guimarães. “Fazemos um apelo para que você, educador e educadora, contribua para fortalecer a cultura da nossa cidade”, diz assertiva.

Embora o incentivo à cultura com dedução no IR seja garantido em lei há 30 anos, o direito é pouco conhecido. De acordo com Ruy Godinho, produtor cultural no Distrito Federal e um dos idealizadores da plataforma Valeu.art, os recursos podem atingir a cifra de R$ 7,5 bilhões.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS