Sinpro analisará projeto de Educação Física para séries iniciais

Nessa última quinta-feira (15), a Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou oficialmente o Projeto Educação com Movimento – Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto visa a melhoria da qualidade de atendimento das necessidades educacionais dos estudantes da rede pública de ensino, por meio da reestruturação didático-pedagógica, inserindo o professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental.
Até o momento apenas 12 escolas da rede pública de período integral contavam com profissionais da área de educação física, mas com o novo projeto cerca de 400 escolas públicas de séries inicias serão contempladas com o novo modelo pedagógico.
Com isso, será necessária a contratação de 600 professores para atender toda demanda. O Sindicato dos professores alerta que é necessário que o concurso programado pelo GDF  convoque  todos os profissionais necessários para o desenvolvimento  do programa.
O Sinpro ressalta também que o projeto atende parte das reivindicações antigas da categoria, que são: aulas de educação física serem ministradas por profissionais da área e o Ensino das Artes também ser desenvolvido por profissionais que receberam a formação específica.  Será montado um cronograma de expansão das escolas que serão atendidas no primeiro semestre de 2014.
Para a elaboração do projeto, a Subsecretaria de Educação Básica da SEDF (Subeb), reuniu suas coordenações de Ensino Fundamental e de Educação Física e Desporto. A redação do documento foi embasada em projeto existente desde maio deste ano letivo, nas Escolas Classes 15 e 18 de Taguatinga. A ação deu espaço a uma escola pólo em cada uma das 13 Coordenações Regionais de Ensino (CRE’s), que ainda não conheciam a proposta.
Neste segundo semestre letivo o projeto-piloto foi trabalhado com 18 professores de educação física em 13 escolas, distribuídas em 11 CRE’s. Neste primeiro momento, serão atendidas 270 turmas, que compreendem um total de 6.750 estudantes das séries iniciais. Para 2014, a Subeb almeja ampliar este número, para o maior possível.
Segundo a subsecretária de Educação Básica, Sandra Zita Tiné, o Educação com Movimento vai ao encontro do que está inserido no Projeto Político Pedagógico da SEDF. “A proposta reafirma que nossos alunos terão todas as possibilidades educacionais”. Sandra explica que a iniciativa percebe os estudantes como cidadãos de direito. “Ampliar a educação física para os anos iniciais é entender que o desenvolvimento tem que ser completo e o projeto trará resultados mais que satisfatórios para o processo de ensino e aprendizagem”.
A coordenadora de Educação Fundamental, Kátia Franca, disse que o projeto contempla a proposta de inclusão. “Na perspectiva de uma escola inclusiva, temos que incluir todos”. A coordenadora lembrou aos participantes que os professores regentes são profissionais com formação em pedagogia. “Os professores regentes se dedicam nas quadras, mas não são especialistas. Com o projeto, atenderemos da melhor forma possível nossos estudantes”.
 
Fonte: Secretaria de Educação