Sinpro alerta professores sobre a venda de precatórios

O Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos dos Aposentados, faz um alerta aos(às) professores(as) que tiveram seus precatórios expedidos recentemente: diante das ações judiciais propostas pelo sindicato, muitos(as) têm garantido o direito de receber o valor do precatório e, a partir disto, são abordados(as) por advogados ou outras pessoas para vender seu benefício. Ocorre que muitas vezes esses profissionais não explicam aos(às) professores(as) as consequências e possibilidades de recebimento dos valores inscritos em precatório, dando a entender que a venda é sempre o melhor negócio.

Em razão de recorrentes reclamações de professores(as) que se sentiram lesados por vender seus precatórios e depois descobrir que tinham outras opções, o Sinpro informa que antes de vender é importante ter ciência de todas as opções existentes. Primeiramente é importante esclarecer que existem prioridades nos pagamentos dos precatórios para os maiores de 80 anos, maiores de 60 anos, portadores de doenças graves e deficientes. Estes grupos têm direito de receber o benefício com prioridade.

Também é importante ressaltar que o requerimento pode ser realizado por meio do Sinpro, bastando apresentar documento de identidade para os maiores de 60 ou 80 anos e laudo médico para os portadores de doença grave. Além do pagamento através das prioridades, é possível, para aqueles(as) que não se encaixam nas situações elencadas, aderir ao acordo direto com o GDF (leilão de precatórios). Neste acordo o(a) educador(a) receberá o benefício com um deságio de 40%.

Apesar do deságio muito alto imposto pelo governo para realizar o pagamento, ainda é uma opção em que o(a) professor(a) recebe mais do que vendendo seu precatório, tendo em vista que aqueles(as) que compram acabam pagando, em média, 30% do valor do precatório.

Infelizmente não foram poucos(as) os(as) professores(as), principalmente idosos, que optaram pela venda sem saber que poderia receber todo o valor apenas apresentando sua identidade para a Justiça. Desta forma o sindicato alerta para que todos(as) fiquem atentos(as) no momento de escolher entre vender ou não, avaliando todas as possibilidades antes de decidir. “Os aposentados devem ficar atentos, evitando, assim, prejuízos financeiros no recebimento dos seus precatórios”, ressalta a coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados do Sinpro, Sílvia Canabrava.

MATÉRIA EM LIBRAS