Sinpro alerta para o prazo final da prova de vida de aposentados e pensionistas nascidos em maio

O Sinpro-DF alerta os(as) aposentados(as) e pensionistas que fazem aniversário no mês de maio e ainda não fizeram a prova de vida que faltam apenas dois dias para terminar o mês. Essa comprovação deve ser feita até 31 de maio. A prova de vida é uma comprovação anual obrigatória e necessária para o pagamento regular de aposentadorias e pensões.

O procedimento pode ser realizado de forma presencial, ou seja, o(a) beneficiário(a) por ir, pessoalmente, a qualquer Agência do BRB e fazê-la. Ou pode fazer virtualmente, on-line, por meio do aplicativo disponível nas lojas da iOS e Android. Confira o procedimento virtual no final desta matéria.

 

Ampliação do prazo para nascidos em janeiro

O sindicato informa que o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) ampliou por poucos dias o prazo dessa comprovação de vida para atender os(as) nascidos(as)  em janeiro que não fizeram a prova de vida no mês correto. Clique aqui e confira matéria do Iprev: https://www.iprev.df.gov.br/ultimos-dias-para-nascidos-em-janeiro-se-recadastrarem-no-iprev/

Segundo o instituto, aposentados(as)  e pensionistas(as) do Governo do Distrito Federal (GDF) nascidos em janeiro têm uma última chance para fazer a prova de vida. O Iprev estendeu o prazo do cadastramento até 9 de junho. No site da autarquia, o instituto explica que a medida foi necessária para atender às 657 pessoas aniversariantes do primeiro mês do ano que ainda não realizaram a prova.

O Sinpro apela a todos(as) os(as) aposentados(as) e pensionistas da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF) nascidos em maio a realizarem a prova de vida até o dia 31 de maio para evitarem o transtorno da suspensão do benefício. Reforça ainda que a extensão do prazo até 9 de junho para os nascidos em janeiro que não fizeram a comprovação à época é a última chance de não ter o benefício bloqueado.

 

Aplicativo Prova de Vida GDF

Criado durante a pandemia da covid-19, o aplicativo Prova de Vida GDF oferece agilidade no atendimento e comodidade nessa tarefa anual. Para realizar a prova de vida por meio digital, os(as) aposentados(as) e pensionistas precisam baixar o aplicativo Prova de Vida GDF, inserir o CPF e confirmar alguns dados. Após essa etapa, serão solicitadas a captura do documento do(a) beneficiário(a) e uma foto selfie, com boa qualidade, tirada em ambiente bem iluminado. Para finalizar, o(a) usuário(a) deve informar endereço, número do telefone celular e e-mail. Após preencher e enviar todas as informações, os(as) aposentados(as) receberão um e-mail com a confirmação do resultado da criação dessa conta (login) no aplicativo da prova de vida.

 

Outras formas de fazer a prova de vida

Aposentados(as) e pensionistas impedidos(as) de comparecer presencialmente em qualquer agência do BRB ou que não tenham acesso ao aplicativo, podem solicitar a visita domiciliar para fazer a prova de vida. O(a) mesmo(a) deverá anexar atestado médico comprovando a impossibilidade. Para beneficiário(a) com mais de 90 anos, também pode ser feita a solicitação pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br. Brasileiros(as) que residem exterior, a prova de vida deve ser encaminhada por meio de consulado ou da representação diplomática do Brasil no país em que reside. Basta encaminhar ao Iprev correspondência com declaração de comparecimento emitida pela representação do País com cópia dos documentos autenticados. Se o país onde reside não tiver representação, a pessoa deve acessar o Formulário Específico de Atestado de Vida disponível no site do Iprev: https://www.iprev.df.gov.br/prova-de-vida/

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO PARA CELULARES ANDROID

https://play.google.com/store/search?q=prova+de+vida+gdf&c=apps&pli=1

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO PARA CELULARES iOS

https://apps.apple.com/br/app/prova-de-vida-gdf/id1614842989

 

MATÉRIA EM LIBRAS