Sindicato dos Bancários apoia paralisação dos professores do Distrito Federal

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília apoia a luta dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, com as atividades paralisadas desde segunda-feira (23).
Os professores decidiram paralisar as atividades porque estão sem receber o abono de férias, o 13º dos aniversariantes de dezembro e a rescisão (dos trabalhadores temporários). Como se não bastassem essas ‘benesses’, o calendário imposto pelo novo governo do DF traz uma série de prejuízos para a comunidade escolar.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro) Rosilene Corrêa, a categoria decidiu protelar e dar mais um prazo para que o GDF apresente uma proposta viável. Segundo ela, desde dezembro, os profissionais de educação estão sendo prejudicados pelo atraso no pagamento, que o GDF insiste em parcelar em seis vezes, o que é considerado inaceitável pela categoria.
Além das questões financeiras, outros problemas estão inviabilizando o início do ano letivo, que vão desde escolas sem manutenção até redução de coordenadores pedagógicos.
Na sexta-feira (27), a categoria realiza nova assembleia, às 14h, na Praça do Buriti.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília