Setembro amarelo: A Favor da Valorização da Vida

notice

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 45 anos, os índices de suicídio aumentaram em 60%. Ainda listado como uma das principais formas de morte, o autoextermínio hoje é uma questão de saúde pública e a campanha Setembro Amarelo faz parte das ações de conscientização a respeito, sendo que o dia 10 marca, mundialmente, a prevenção ao suicídio.

Em 2023, o tema da campanha é: “se precisar, peça ajuda”, e marca o 9° ano de participação do Brasil nesse movimento internacional. Apesar de tratar-se de um problema multifatorial, o suicídio ultrapassa as esferas individuais e seu combate é um desafio coletivo.

“O aumento dos números nos obriga a tratar deste assunto de forma mais enfática junto à sociedade. Apesar de ser um tema sensível, é preciso rompermos a barreira do silêncio e falar sobre o tema com os nossos sindicatos, com as nossas bases e com a classe trabalhadora em geral”, afirmou a Secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-DF, Conceição Costa.  

O suicídio é um problema de saúde pública, mas, para além da reivindicação junto às esferas Federal e Distrital, precisamos mobilizar toda a sociedade para combater esse mal silencioso que tira vidas todos os dias e o movimento sindical, como parte da sociedade, precisa estar envolvido nesta importante mobilização.

Para que essa Campanha seja efetiva é fundamental que tenhamos uma abordagem com linguagem simples, clara e objetiva para que se promova a conscientização da sociedade, possibilitando que as pessoas fiquem alertase atentas aos sinais, tentando assim reduzir as estatísticas desse ato.

“Ao reconhecer precocemente sinais ou indícios de depressão e outros transtornos mentais, as pessoas devem orientar ou encaminhar os acometidos pelos sintomasa procuraremajuda de profissionais qualificados para os auxiliarem a reduzir os riscos, o mais rápido possível. Todo tempo é precioso nesses casos”, explicou Conceição.

 

Onde pedir ajuda:

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfcaps/

https://www.saude.df.gov.br/carta-de-servicos-caps

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)–Ligue 192

Centro de Valorização da Vida (CVV) –Ligue 188

 Se precisar, peça ajuda!

 

Escrito por: Marina Maria