Sessão solene na Câmara Legislativa homenageia 32 anos de CUT

A CUT chega aos seus 32 anos de fundação no dia 28 deste mês, mantendo-se como a maior central sindical do país e da América Latina e quarta do mundo. Como parte das comemorações, neste dia, a partir das 19h, haverá sessão solene em homenagem ao aniversário da CUT na Câmara Distrital do Distrito Federal (CLDF), localizada no Eixo Monumental.
“A CUT Brasília sempre teve participação decisiva nas lutas e conquistas dos trabalhadores do Distrito Federal nas mais de três décadas de sua história”, afirma o deputado Chico Vigilante (PT), autor do requerimento para realização da sessão solene. Chico é um dos fundadores da CUT nacional em 1983 e foi o primeiro presidente da CUT Brasília, criada um ano depois para promover e consolidar regionalmente uma central baseada nos princípios da liberdade e autonomia sindicais, na solidariedade de classe e na construção do socialismo.
O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, convoca dirigentes de todas as mais de cem entidades filiadas no Distrito Federal e Entorno e as trabalhadoras e os trabalhadores a participarem da solenidade. Esta homenagem reafirma a Central como a principal entidade de luta e resistência num momento de graves ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores e às instituições democráticas pelos setores empresariais e conservadores de direita.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a CUT representa atualmente cerca de 24 milhões de trabalhadores vinculados a cerca de 3,5 mil sindicatos. Em junho do ano passado o professor CUTista João Felício foi eleito para presidir a Central Sindical Internacional (CSI), a maior entidade mundial de representação dos trabalhadores.
Homenagem aos 32 anos da CUT
Dia 28 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Horário: 19h
Plenário da Câmara Legislativa – CLDF (Eixo Monumental)