Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia os 40 anos da CUT

Em homenagem aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), comemorados nesta segunda-feira (28), a Câmara dos Deputados, por meio do deputado Vicentinho (PT-SP), realizou uma sessão solene para celebrar e relembrar todas as lutas travadas pela CUT em defesa da classe trabalhadora. Diretores(as) do Sinpro participaram da atividade, que também teve a presença do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, e de Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT DF.

Durante a sessão solene os(as) presentes no Plenário da Casa promoveram um minuto de palmas em homenagem ao professor, dirigente da Apeoesp e ex-presidente da CUT, João Felício, e a Kjeld Jakobsen, eletricista e também ex-presidente da Central, falecidos nos últimos anos.

A maior central sindical da América Latina nasceu em plena ditadura para lutar pela redemocratização do país e enfrentar um modelo de organização sindical que não representava os(as) trabalhadores(as). Além da Câmara dos Deputados, a celebração pelas quatro décadas de fundação da Central está sendo feita em Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo e também de Santo André, Diadema, Mauá, Campinas, Limeira e no Distrito Federal.

Em 1983, a CUT nascia lutando pela democracia, pela volta das eleições diretas, pelos direitos dos(as) trabalhadores(as) e na defesa do salário. Hoje, 40 anos depois, a manutenção da democracia e dos direitos sociais e trabalhistas continuam sendo bandeiras de luta. As quatro décadas de fundação da CUT consolida a unidade do movimento sindical e as inúmeras vitórias para o conjunto da classe trabalhadora do Brasil.

Jair Meneguelli, ex-presidente da CUT por onze anos. “A entidade foi criada durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Desde então, a classe trabalhadora brasileira tem papel fundamental em toda história de luta. O movimento sindical não é apenas movimento reivindicatório. Nós somos, enquanto sindicalistas, ente político deste país. Temos que discutir porque tudo passa pela política. É preciso ampliar esta luta sempre”, ressalta.

Confira todas as fotos da sessão solene no Facebook do Sinpro.

MATÉRIA EM LIBRAS