Servidores federais do DF prontos para greve nacional a partir do dia 22
Em assembleia realizada nessa quinta-feira (16), os servidores federais do DF decidiram que se juntarão à greve nacional da categoria caso o governo não apresente proposta favorável às revindicações dos trabalhadores até a próxima terça-feira (21). Além de informes gerais, a ocasião também serviu para eleger os 40 delegados de base que representarão os servidores na Plenária Nacional da Condsef – Confederação que representa a categoria nacionalmente- que será realizada em Brasília no próximo sábado (18).
“A Plenária servirá para deliberar as próximas manifestações nacionais dos servidores federais. Além disso, reuniremos as propostas e dados apresentados pelo Governo para os sindicatos que representam os servidores em todo país, fazendo assim uma avaliação mais detalhada das propostas”, explica o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF, Óton Pereira Neves.
O governo apresentou proposta de reajuste de 21,3% dividido por quatro anos e não apresentou resposta às demais revindicações da Campanha Salarial da categoria, que incluem reposição das perdas inflacionárias, com reajuste linear de 27,3% (de acordo com estudo realizado pelo Dieese), política salarial permanente com correção das distorções, data base em 1° de maio, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, isonomia dos benefícios entre os três poderes, entre outros.
“Avaliamos que há uma postergação na apresentação de propostas e que o que já foi apresentado é inaceitável. A proposta de reajuste não cobre sequer a inflação atual, muito menos a futura. Ou o Governo reduz o prazo e aumenta o índice, ou os servidores federais cruzarão os braços”, afirma o presidente do Sindsep-DF.
