Servidores federais de todo país marcham em Brasília

Sem avanço nas negociações da Campanha Salarial de 2015, os servidores públicos federais de todo país se reunirão em Brasília próxima quarta feira (21).  Realizam marcha por melhorias nas propostas apresentadas pelo governo. Os trabalhadores que chegam dos outros estados se concentrarão na Catedral a partir das 9h.
No Espaço do Servidor, localizado na esplanada dos ministérios, os servidores de Brasília realizam assembleia no mesmo horário, para depois unir-se aos demais manifestantes expondo faixas, cartazes e falas políticas em caminhada até o Palácio do Planalto.
Assim como o restante do calendário de mobilização da categoria, a marcha foi definida pelos aproximadamente 200 delegados de base que participaram da Plenária Nacional da confederação que representa os servidores federais nacionalmente, a Condsef.
Apesar da intensa mobilização das categorias, com vigílias em frente ao Ministério do Planejamento (foto maior), as duas últimas reuniões de negociação com o Governo Federal não surtiram em melhorias nas propostas apresentadas. O maior impasse até o momento é no que diz respeito ao percentual de reajuste salarial. Enquanto os trabalhadores revindicam reajuste linear de 27,3% para todas as categorias, o governo mantém a proposta inicial, que estipula 21,3% de aumento dividido pelos próximos quatro anos.
Sem acordo
“Nós já informamos que com essa proposta não há acordo. É impensável que, na atual conjuntura de um país onde a inflação está descontrolada, o governo nos apresente uma proposta de reajuste pelos próximos quatro anos. O maior prazo que aceitamos negociar é o de dois anos e ainda assim, se houver um grande avanço nas outras pautas da nossa campanha”, enfatiza o secretário geral da Condsef, Sérgio Ronaldo.
A Campanha Salarial dos servidores também revindica política salarial permanente, com correção das distorções, isonomia dos benefícios entre os três poderes, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, entre outros pontos. “É muito importante que os servidores participem das mobilizações convocadas pela Condsef e pelos sindicatos porque apenas a união da classe trabalhadora pode acabar com a intransigência do governo, que teima nessa proposta de reajuste impensável. Se não houver mudança nesse acordo, os servidores federais de Brasília participarão da greve nacional a partir do próximo dia 27”, explica o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do DF – Sindsep, Óton Pereira Neves.
Calendário de Lutas
Além da marcha e da greve geral, programada para começar na próxima segunda feira (27), os sindicatos que representam os servidores juntamente com a Condsef, elaboraram um extenso calendário de mobilização que conta com assembleias de base, vigílias nas datas de negociação e reuniões do Comando Nacional de Greve.
Os trabalhadores do Judiciário também estão se movimento em prol da aprovação de Projetos de Lei que beneficiam a categoria, promovendo reestruturação de carreiras e reposição inflacionário. O movimento, chamado de Apagão Nacional do Judiciário, tem promovido atos políticos nos últimos dias, incluindo uma grande mobilização nacional tarde dessa terça-feira (21).