Servidores da Educação podem ficar fora do pagamento da pecúnia em setembro

Essa sexta-feira (28) é a data limite para que os(as) servidores(as) públicos aposentados(as) do Distrito Federal recebam mais uma parcela da pecúnia da Licença-Prêmio por Assiduidade (LPA). Mesmo diante de uma promessa feita pelo Governo do Distrito Federal, tudo indica que os R$ 11 milhões destinados a cada mês para o pagamento do benefício não serão suficientes para concluir o pagamento do mês de junho/2016. Sendo assim, a Educação pode não ser contemplada.
É bom lembrar que em agosto atuamos para que houvesse um aporte financeiro maior para o pagamento da pecúnia da licença prêmio, contemplando assim os(as) aposentados(as) da Educação no dia 14 de junho de 2016. Não fosse o empenho do sindicato e dos(as) professores(as) aposentados(as), que reivindicaram o aumento do valor, os professores não teriam recebido seu benefício.
Desde o início sabíamos que o valor separado mensalmente pelo governo para o pagamento da pecúnia seria insuficiente para contemplar todas as categorias, e o direito do(as) professor(a) e orientador(a) educacional aposentado(a) poderia ser adiado. Essa realidade, infelizmente, tem aumentado cada vez mais, fator que causa uma série de prejuízos a todos que se aposentaram e aguardam ansiosos pelo recebimento daquilo que é um direito garantido por lei.
A Comissão de Negociação do Sinpro solicitou uma reunião com o secretário de Fazenda e aguarda uma resposta. “É preciso seriedade nesse momento. A pecúnia é um direito garantido por lei e não aceitaremos que os servidores da Educação fiquem de fora da lista de pagamento. A cada mês fica confirmado que o valor destinado por parte do GDF ainda é muito distante da atualização do cumprimento da lei. Cabe ao governo do DF aumentar o aporte para contemplar toda a lista”, afirma Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados do Sinpro-DF.