Série Cadernos de Educação da CNTE discute PNE

Capa“A visão dos (as) trabalhadores (as) em educação sobre o Novo PNE” é o título do artigo de Heleno Araújo Filho, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), publicado na série Caderno de Educação da CNTE, cujo foco temático é o Plano Nacional de Educação (PNE) sob a ótica dos trabalhadores do setor.

Publicado na edição 24, de janeiro a junho de 2011, o periódico traz oito artigos, uma resenha e dois documentos com reflexão atualíssima. Araújo busca apresentar a discussão realizada no âmbito da CNTE sobre a noção de país que, na época, estava sendo discutida no Brasil, incluindo aí as reformas tributária e política e o PNE.

Ele traz também uma reflexão sobre a validade do Plano e o financiamento, aliados ao Sistema Nacional de Educação, bem como a gestão democrática, a valorização profissional e o processo de mobilização das entidades e sociedade para que se tivesse um projeto que traduzisse uma perspectiva de qualidade socialmente referenciada para a educação brasileira.

Confira aqui o artigo em PDF. Boa leitura.