Seminário debate os 10 anos de PNE e o Novo Plano Nacional de Educação
O Sinpro mobiliza os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para participarem do seminário 10 anos de PNE e o Novo Plano Nacional de Educação, uma pauta estruturante para o futuro da educação. O evento, organizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) da Câmara dos Deputados, será realizado na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, das 8h às 18h, no auditório Nereu Ramos. Clique aqui e faça já a sua inscrição.
Durante a programação serão debatidos a Universalização da Educação Básica: Desafios e Perspectivas; Desafios Educacionais: Alfabetização, Tempo Integral e Qualidade; Valorização, Financiamento e Gestão Democrática na Educação Pública: Desafios da Educação Brasileira; Formação Docente: Desafios e Perspectivas para a Educação Básica e Superior; e Desafios da Educação ao Longo da Vida: Alfabetização, Educação Profissional, EJA e Acesso ao Ensino Superior.
Importância do PNE
As metas 13, 14, 15 e 16 do PNE trazem uma série de critérios que buscam consolidar uma educação de qualidade e referenciada para toda a população. Das 20 metas do PNE, apenas as metas 13 e 14, que dizem respeito à educação superior, foram cumpridas. Nenhuma das outras foi alcançada. Para o Sinpro, o Plano Nacional de Educação traz mecanismos e ferramentas necessárias para a valorização de professores(as) e orientadores(as) educacionais, e consolida a busca por uma educação pública de qualidade.
Este seminário é uma grande oportunidade para discutir os avanços, desafios e perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente no contexto do novo PNE, aprovado por meio do Requerimento 24/2024, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Dada a relevância do tema e a necessidade de um amplo debate para a construção de políticas educacionais mais eficazes, a presença da categoria magistério público será de grande importância.
Faça sua inscrição
MATÉRIAS EM LIBRAS