Seminário de Saúde do Sinpro reúne trabalhadores(as) da Educação Distrital

O auditório do Sinpro recebeu, no fim de semana dos dias 30 e 31 de agosto de 2024, o Seminário de saúde do(a) trabalhador(a) do Sinpro. A abertura do evento foi na sexta-feira (30/8), e contou com a participação dos integrantes da secretaria de assuntos da saúde do trabalhador do Sinpro, Élbia Pires, João Braga e Rodrigo Teixeira, e também da secretária de saúde da CNTE, Francisca Pereira.

No sábado (31/8), ocorreram quatro mesas de debate. A primeira foi sobre o direito à saúde no exercício do magistério público, com a participação das dirigentes da CNTE Rosilene Corrêa e Francisca Pereira. A seguir, o assunto em debate foi saúde mental e comunidade LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho, com a psicóloga Daniela Garcia. Após o almoço, foi discutida a readaptação funcional: perspectivas de e3xercício pleno da capacidade laborativa, com a professora readaptada da rede Érika Teodora, e legislação, normas e procedimentos da SEE-DF, com advogados e advogadas do escritório Resende Mori Hutchinson Advogados, que atende ao Sinpro-DF.

Quem participou do evento recebeu a versão impressa de todas as cartilhas com temas atinentes à saúde do(a) trabalhador do Sinpro: pensão por morte, readaptação funcional, suicídio, adicional de insalubridade, acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez, assédio moral no trabalho, proteção à infância, Prioridade no pagamento do precatório, Licenças médicas em geral, isenção de imposto de renda e abertura de processos administrativos da saúde – SEI GDF. Essas cartilhas estão todas disponíveis online, neste link aqui:

“O seminário foi um momento de troca de experiências e conhecimentos, retirada de dúvidas e acúmulo de informações de extrema importância para a nossa categoria. Um encontro de escuta ativa e aprofundamento de nosso fazer sindical na busca de instrumentalizar nossa categoria na prevenção e cuidado com o adoecimento em razão do trabalho e no exercício do magistério público”, avaliou a coordenadora da secretaria de assuntos de saúde do trabalhador, Élbia Pires.