Seminário “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” acontece dias 2 e 3 de agosto no Sinpro
Nos dias 2 e 3 de agosto, a Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro realiza o seminário “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, na sede do sindicato no SIG. O evento é dirigido a professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública do DF que têm interesse no tema. Haverá certificação.
É necessário se inscrever através do botão abaixo. O período de inscrições vai de 8 de julho a 1º de agosto.
A abertura acontece dia 2, sexta-feira, às 19h; e em seguida, uma palestra sobre o tema do seminário. No sábado, 3, de 9h a 13h, a palestra será sobre Problemáticas na Rede e Capacitismo. Veja, no final da matéria, a programação completa do evento.
Hoje, quase todas as turmas nas escolas públicas do DF contam com estudantes da educação inclusiva. O seminário tem o objetivo de contribuir para movimentar esse debate dentro das escolas, para aprimorar a atuação dos profissionais do magistério e para apontar respostas para os graves problemas que vêm sendo identificados.
O Sinpro intensificou a campanha por mais investimento na educação inclusiva, diante do atual cenário de turmas superlotadas, falta de monitores(as), de professores(as) e orientadores(as) educacionais no quadro efetivo, do desmonte das salas de recurso. Assim, o seminário também será um instrumento de luta em defesa da educação inclusiva no DF.
Seminário
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2 de agosto
sexta-feira
19h
– Apresentação da Fanfarra dos alunos do CEE 01 de Taguatinga
– Mesa de abertura: CNTE, SINPRO, Dep. Distrital Gabriel Magno
– Palestra: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Palestrantes convidadas:
Liliane Garcez
Psicóloga, mestra em Educação e especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina. Atualmente está como Coordenadora-Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
Olga Freitas
Pedagoga, professora aposentada da SEEDF, doutora em Educação, mestra em Neurociência do Comportamento, especialista em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Gestão Escolar, Libras e em Educação Inclusiva e Consultora da Unesco.
3 de agosto
sábado
9h
– Palestra: Problemáticas na Rede e Capacitismo
Palestrantes convidados:
Andréa Medrado
Ativista, integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Inclusiva do DF, mãe típica e atípica, membro do grupo Pitt-Hopkins Brasil.
Alexandre Mapurunga
Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação.
MATÉRIAS EM LIBRAS