Inscrições abertas para o Seminário Nacional do Ensino Médio

A Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) realizam, entre terça e quinta-feira da próxima semana (26 a 28/9), o Seminário Nacional do Ensino Médio, com o tema “Por uma política nacional para o Ensino Médio: dilemas e perspectivas”. O seminário será uma das mais de mil atividades da “23ª Semana Universitária da UnB – O futuro é feminino”, a ser realizada entre os dias 25 e 29 de setembro em vários locais dos campi da universidade.

Com apoio da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), o seminário é destinado a estudantes, professores(as), orientadores(as) educacionais, técnicos(as), gestores(as), pesquisadores(as) e organizações sociais, que podem se inscrever pelo link: acesse o botão a seguir:

 

Inscreva-se aqui

 

O evento é híbrido, ou seja, será presencial e transmitido on-line. “O objetivo do seminário é apresentar resultados de pesquisas sobre o processo de implementação da reforma do Ensino Médio e perspectivas para a construção de uma política nacional e democrática para a última etapa da Educação Básica pública brasileira”, informa Adilson Cesar de Araújo, assessor de Políticas Institucionais do IFB e um dos organizadores.

A abertura será na noite de terça-feira (26), às 19h, no auditório da ADUnB, com uma conferência do professor Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), e Fernando Cássio, da UFABC/REPU), intitulada “Por uma política nacional para o Ensino Médio”.  A Mesa de Abertura é formada por representantes da UnB, IFB, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fórum Distrital de Educação (FDE) e SETEC/MEC.

A partir de quarta-feira (27) até quinta-feira (28), haverá várias atividades, como palestras, mesas redondas com apresentação de resultados de pesquisas no âmbito das redes estaduais e dos Institutos Federais de Educação sobre as consequências da adoção da reforma no contexto educacional brasileiro. Haverá ainda a elaboração da Carta Brasília com contribuições para a construção de uma política nacional e democrática para o Ensino Médio.

 

Inscrições

O Seminário Nacional de Ensino Médio acontece dentro da programação da  Semana UnB 2023 – O FUTURO É FEMININO!

O acesso às atividades do seminário é  gratuito, e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA-UnB) e preencher as listas de frequência que estarão disponíveis durante as ações.

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais, buscar as ofertas de cada uma das unidades e, após escolher as que mais interessam, realizar a inscrição tanto na atividade geral quanto na oferta. Para mais informações, clique aqui e acesse.

 

Confira a programação a seguir:


SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 
| Por uma política nacional para o Ensino Médio: dilemas e perspectivas

Dias: 26, 27 e 28 setembro de 2023

 

26 de setembro (Auditório da ADUnB)

19h | Conferência de abertura: Por uma política nacional para o Ensino Médio

Convidados: Daniel Cara (USP) e Fernando Cássio (UFABC/REPU)

 

27 de setembro (Anfiteatro 9 – ICC Sul)

9h | Mesa: O que as pesquisas dizem sobre a Reforma do Ensino Médio

Convidados: Monica Ribeiro (UFPR) e Fernando Cássio (UFABC/ REPU)

Mediação: Catarina de Almeida Santos (FE-UnB)

14h | Palestra: A Reforma do EM no contexto dos Institutos Federais de Educação

Convidados: Adilson Cesar de Araujo (IFB), Dante Moura (IFRN) e Lucas Pelissari (UNICAMP)

Mediação: Rosa Amélia (IFB)

  

28 de setembro (Anfiteatro 9 – ICC Sul)

9h | Mesa: Percepções e olhares sobre o processo de implementação da reforma no EM no contexto escolar

Convidados: Matheus Costa – Diretor de escola (SEDF), Jade Beatriz (Presidente da UBES), Represetação dos professores (CNTE) e Ricardo Pacheco (SEDF)

Mediação: Eliene Novaes Rocha (ADUnB) 

14h | Mesa: Contribuições para a construção de uma política nacional e democrática para o EM

Convidados: Marise Ramos (UERJ-FIOCRUZ) e Carlos Artexes (CEFET-RJ)

Mediação: Adilson Cesar de Araujo (IFB) 

16h | Aprovação da Carta Brasília “Por uma política nacional do EM”

 

Publicado em 21de setembro de 2023 às 10h50

MATÉRIA EM LIBRAS