Secretário de educação pede demissão após governo de SP recuar sobre reorganização nas escolas

A mobilização histórica feita por estudantes de São Paulo contrários ao fechamento de 93 unidades da rede estadual de ensino e a transferência de mais de 300 mil alunos deu resultados positivos. Após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) recuar da medida autoritária e suspender a reorganização nas escolas, o secretário de Educação, Herman Voorwald, pediu demissão do cargo. Nesta semana, ele foi retirado do comando das negociações com os estudantes pelo governador. As negociações ficaram a cargo do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido.
A reorganização escolar propunha separar estudantes por ciclo escolar (fundamental 1 e 2 e médio) e enfrentou resistência de alunos, pais e professores. Mais de 200 escolas foram ocupadas para reivindicar a suspensão da reorganização, que afetaria 311 mil alunos.
Manifestações
Além das ocupações, estudantes bloquearam várias avenidas da capital paulista e foram reprimidos pela Polícia Militar. Na quinta-feira (3), seis jovens foram detidos e três permaneceram presos. Entre as acusações, estava corrupção de menores.
Nesta sexta-feira (4), novos protestos ocorreram na Avenida Paulista e a Polícia Militar usou, como nas outras manifestações, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para reprimir os estudantes.
Alckmin reforçou que está convicto de que a reorganização é a uma medida importante para a melhoria do ensino, mas que atenderá ao pedido dos estudantes.