Dia do(a) Supervisor(a) Escolar: o braço direito da escola

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do(a) Supervisor(a) Escolar é a data em que se homenageia o braço direito dos(as) professores(as) e dos orientadores(as) educacionais e o ombro amigo dos(as) estudantes. O(a) supervisor(a) escolar tem uma visão geral da instituição e é fundamental na gestão escolar. Mas nem sempre foi assim.

A Supervisão Escolar foi instituída em 1931 com o objetivo inicial de controlar o trabalho do(a)docente de forma burocrática e técnica, ou seja, era uma espécie de olhos da diretoria. O papel inicial era semelhante ao do supervisor das fábricas (da época da Revolução Industrial – que, por sua vez, era uma evolução sofisticada do capataz do tempo da escravidão). A luta do movimento docente modificou totalmente essa função e, com o tempo, ela evoluiu.

Graças a essa luta, o(a) supervisor(a) escolar deixou de ser o alcaguete e olhos da diretoria  para ser um(a) profissional de excelência, necessário(a) à escola por atuar em favor da educação de qualidade. Atualmente, a função está totalmente integrada à Gestão Democrática, sendo, os(as) supervidores(as), indicados(as) pelos(as) gestores(as) eleitos(as).

Aliás, a rede pública de ensino do Distrito Federal está na fase de montagem de chapas para a eleição das direções das escolas. O edital, que contempla o cronograma e períodos de inscrição e de votação, deve ser publicado na próxima semana. A previsão é a de que as inscrições ocorram entre 21 e 25/08 e de que as eleições sejam dia 25/10.  Clique aqui e confira: https://www.sinprodf.org.br/gestao-democratica-processo-para-eleicoes-diretas-comeca-dia-21/

MATÉRIA EM LIBRAS