Sala de Recursos do CEF 01 do Paranoá transforma potencial em resultado
Atuar junto a estudantes com altas habilidades e superdotação é compreender suas particularidades e buscar desenvolver de forma plena o potencial de cada um deles. É, sobretudo, um trabalho de inclusão e pertencimento, que demanda comprometimento e sensibilidade dos(as) profissionais envolvidos(as).
A equipe da Sala de Recursos de Altas Habilidades que atua no Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá — formada pelos(as) professores(as) Lucimar Domingos de Moreira e Tiago Costa Ferreira e pela professora itinerante Marina Magalhães Teixeira — atende cerca de 40 estudantes com altas habilidades em exatas. Embora desafiadora, a experiência proporciona crescimento mútuo e troca de aprendizados significativos.
Sob a coordenação dos profissionais especializados, os(as) alunos(as) competirão pela quarta vez na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no IFB Campus Taguatinga no próximo sábado (9/8). Em 2024, os discentes chegaram ao 4º lugar e, este ano, com quatro equipes, querem alcançar melhores resultados.
“Os estudantes chegam aqui com conhecimentos em áreas específicas. O nosso desafio é desenvolvê-las para que possam atuar naquilo que têm potencial. Estamos felizes, pois mesmo com as limitações que temos vamos à competição com alunos entusiasmados e preparados”, afirma a professora Lucimar.
Segundo a educadora, os maiores desafios para participar de competições como a OBR são a falta de estrutura e equipamentos e a logística para os treinos. “O material que conseguimos veio por doação ou parceria com outras instituições e de recursos dos próprios professores, que fazem vaquinha para ajudar. Mas também recebemos muito apoio da Regional de Ensino do Paranoá e de toda a equipe do CEF 01”, disse a professora.
Além do atendimento especializado
Com orientação da equipe da sala de recursos do CEF 01, estudantes com altas habilidades e superdotação também brilham em outras competições e programas de órgãos públicos. Entusiasmada, Lucimar conta que dois dos alunos vão para a Inglaterra pelo programa do GDF Ponte para o Mundo, no final de agosto: Arthur Rodrigues Araújo, do CED 01 de Itapoã, e Maria Rita Abreu Neiva dos Santos, do CED Darcy Ribeiro.
“É gratificante ver o reconhecimento do esforço e do talento dos nossos estudantes. Para nós, educadores, acompanhar essa trajetória é motivo de muito orgulho e inspiração para continuar investindo em cada potencial”, disse.