Revista Fórum promove concurso para educadores

As inscrições para o Concurso “Aprender e Ensinar Tecnologia Social” da Revista Fórum estão abertas . Só no ano passado o Concurso da Revista Fórum recebeu 2.640 trabalhos inscritos.O Concurso alcançou 910 cidades em 26 estados do país.

O Concurso “Aprender e Ensinar Tecnologia Social” é destinado exclusivamente a professores do ensino fundamental de escolas públicas e de espaços não-formais de educação de todo o Brasil. Os interessados devem apresentar uma proposta de atividade que discuta o tema. Cinco educadores serão premiados com uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011 em janeiro, no Senegal.

O Concurso tem como objetivo fomentar a discussão entre professores e estudantes a respeito de ações que utilizam Tecnologias Sociais em projetos de desenvolvimento local. As inscrições podem ser realizadas de 27 de janeiro a 28 de junho de 2010, pelo site. Ao efetuar a inscrição, o participante recebe material explicativo a respeito de Tecnologias Sociais, com a localização de experiências, indicações de livros e páginas da internet onde buscar informações a respeito. Também passa a receber uma assinatura da revista Fórum com duração até outubro de 2010 e um exemplar do segundo livro Geração de Trabalho e Renda. Cada professor(a) poderá efetuar apenas uma inscrição.

O participante receberá um link para o formulário de Certificação, no qual deve apresentar um resumo de sua proposta de atividades para discutir Tecnologias Sociais na escola. O texto deve responder às seguintes perguntas:
– Qual é o melhor caminho para apresentar o conceito de Tecnologia Social na sua escola? Por quê?
– O que você propõe para envolver a comunidade escolar e a localidade onde atua no tema da Tecnologia Social?.

Uma vez enviado e confirmado, o texto não poderá sofrer alterações. Todos os participantes que cumprirem esta fase receberão certificados de participação.

A proposta de atividades deve envolver, obrigatoriamente, estudantes da escola. Ela pode consistir em uma aula presencial, uma série de aulas, estudo de meio, ação dentro ou fora do espaço escolar, exibição de filmes e vídeos, debates e palestra com expositor convidado para conversar com os estudantes entre outras formas.

Um Comitê de Avaliação irá selecionar 10 (dez) finalistas de cada região do país – totalizando 50 (cinqUenta) finalistas – para concorrer às premiações finais do Concurso. O mesmo Comitê de Avaliação definirá a melhor proposta de cada uma das cinco regiões do país.

Os critérios de avaliação tanto na definição dos finalistas quanto dos vencedores serão: grau de clareza a respeito do conceito de Tecnologias Sociais; possibilidade de ser executado pelo proponente; reaplicabilidade em outras escolas; envolvimento da comunidade escolar; envolvimento da comunidade extra- escolar (bairro ou cidade); capacidade de fomento de interesse nos estudantes e de futuras ações de difusão da Tecnologias Sociais na escola; e integração entre disciplinas escolares.

Prêmio
Um(a) professor(a) participante de cada região do Brasil será selecionado e ganhará uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, o FSM Senegal, que acontece em janeiro de 2011 em Dacar. Além de participar das atividades do evento, o professor participará de uma oficina promovida pela Fundação Banco do Brasil e pela revista Fórum onde dará seu depoimento sobre a proposta de atividades de ensinar e aprender sobre Tecnologias Sociais na escola.

Confira o regulamento completo aqui .

Em caso de dúvidas, o participante pode entrar em contato pelo e-mail ts@revistaforum.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email para poder visualizar o endereço de email ou (11) 3813.1836. No endereço www.revistaforum.com.br/ts/perguntas estão respostas às perguntas mais frequentes.

Fonte: CNTE com informações da Revista Fórum, 02/06/2010.