Reunião do Coletivo de Comunicação promove troca de experiências entre os sindicatos

2019 07 11 reuniao comunicacao

O segundo dia da reunião do Coletivo de Comunicação da CNTE foi marcado pela apresentação da pesquisa sobre as estruturas dos sindicatos e pela troca de experiências. Realizado nesta quarta-feira (10), o encontro reuniu representantes de 19 sindicatos, que debateram estratégias para ampliar o alcance das lutas por melhores condições de trabalho, saúde, aposentadoria e por melhorias na educação pública como um todo. O secretário de imprensa e divulgação da CNTE, Luiz Vieira, abriu os debates agradecendo os participantes que vieram das cinco regiões do país para este encontro em Curitiba (PR).

A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, fez uma breve homenagem ao jornalista Paulo Henrique Amorim, que faleceu nesta quarta, e pediu aplausos pela vida e militância dele pela democracia: “Paulo Henrique Amorim vai fazer uma grande falta para o Brasil e dificilmente nós teremos jornalistas do calibre dele que venham substituí-lo nesse próximo período”.

Fátima Silva também ressaltou que a reunião é realizada com a presença de dirigentes sindicais e de profissionais da comunicação.”Nós precisamos enfrentar os desafios que estão colocados pra nós no sentido de reinventar as nossas organizações. O modelo que temos até o momento não vai dar conta para a próxima década. Cabe a nós repensar o novo modelo sindical e ser vanguarda mediante o novo quadro na representação do mundo do trabalho que é totalmente diferente do que temos até aqui. Nós, do funcionalismo público, talvez somos a última leva desse modelo de emprego com concurso e estabilidade – e temos que nos preparar para essa mudança que passa por saber comunicar muito bem o que faz a nossa organização”, concluiu.

A CNTE apresentou uma pesquisa de comunicação realizada entre 32 sindicatos filiados que apontou a diversidade de estratégias utilizadas e mostrou também que há muito espaço para aprimorar e crescer, sobretudo com as novas tecnologias. Durante o encontro, um sindicato de cada região do país também apresentou suas melhores experiências realizadas e que podem ser replicadas por outras entidades.

Participaram do encontro os sindicatos: APP Sindicato, Fetems, Sinte-RN, Sinte-SC, APMC, Sinpro-DF, Cpers, Sintepe, Sindiupes-ES, Sindiute-CE, Sinproesemma, Sinte-PI, Sintese-SE, SINPC-PE, Sintego, Apeoesp, Sinproja-PE, Sintero e CNTE. Acesse o álbum de fotos do evento