Resultados do PAS seguem comprovando o bom trabalho das escolas públicas

Mesmo com as dificuldades advindas da pandemia da Covid-19 no Brasil, que se somaram às limitações que já conhecíamos, como o congelamento de salários de professores(as) e orientadores(as) educacionais há seis anos, os resultados das escolas públicas do DF no Programa de Avaliação Seriada (PAS) do triênio 2018-2020 da Universidade de Brasília continuam se revelando muito animadores!

Aqui já falamos das vitórias conquistadas pelos estudantes do CEM 01 do Gama; do Centro de Ensino Médio do Setor Oeste (CEMSO); do CED 11 e do CEM 02 da Ceilândia; e do CEM 01 e CEM 02, ambos de Brazlândia. Hoje falaremos dos resultados do CEM 404 de Santa Maria.

O diretor da escola, professor Felipe de Lemos, conta que o CEM 404 desenvolve projetos voltados para os exames de acesso às universidades há muitos anos já. “Com as transformações trazidas pela pandemia, tivemos que reformular nossas metodologias”, diz ele. “Professores e estudantes tiveram que aprender a lidar com as novas tecnologias, e esse foi um processo muito rico”.

Segundo o diretor, o CEM 404 costuma manter uma boa média de aprovação nos vestibulares. Entre os diversos projetos, ele destaca o Geração, as provas multidisciplinares e os saraus poéticos, que discutem as obras elencadas pelo PAS – este teve que ser suspenso em meio à pandemia. Além desses, há parcerias com a UnB, como os projetos Catavento e Meninas Velozes, que enfatizam as áreas de exatas. “Os alunos têm o acolhimento e a orientação da escola para mostrar que o estudante da periferia tem sim condições de acessar a universidade pública, um universo que pode parecer distante para os filhos das famílias mais humildes”, fala o professor Felipe.

O CEM 404 aprovou 45 estudantes na UnB até agora, sendo 29 no PAS e mais 16 no ENEM deste ano. Entre os 29 aprovados no PAS, 25 são meninas, motivo de orgulho para a escola e para os projetos desenvolvidos por ela.

A dedicação dos profissionais da Educação faz diferença nessas trajetórias: “O resultado do CEM 404 de Santa Maria e os resultados das demais escolas públicas do DF são mais uma demonstração de que os profissionais da Educação trabalharam e muito durante a pandemia”, destaca a diretora do Sinpro Letícia Montandon.

Sobre o PAS
A 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) do triênio 2018-2020 convocou 2.714 estudantes para ingresso na UnB no segundo semestre letivo de 2021, com início previsto para 17 janeiro de 2022.

Para esta etapa, se inscreveram 11.274 candidatos, resultando em uma demanda de 5,2 candidatos por vaga.

Sua escola também aprovou estudantes na UnB? Envie um e-mail para imprensa@sinprodf.org.br e vamos aumentar essa lista que nos enche de orgulho e esperança. Estamos todos aqui, nós do Sinpro e os professores(as) e orientadores(as), com os olhos brilhando de orgulho de vocês!