Remanejamento 2025/2026: prazo para conferência de dados vai até dia 11

Termina nesta segunda-feira (11/8) o prazo para que professores(as) e orientadores(as) educacionais possam conferir os dados referentes ao processo de remanejamento interno e externo 2025/2026. Em caso de inconsistência, será preciso solicitar a regularização, uma vez que existem situações especiais que podem gerar conflito do sistema com a matrícula do(a) servidor(a).

Podem se enquadrar nesses casos especiais educadores(as) que estão com afastamento remunerado para estudos, com previsão de retorno para dezembro de 2025, por exemplo.

O próximo prazo do calendário de remanejamento será o de recurso de cadastro, que finaliza dia 18 de agosto. Nele, o(a) servidor(a) poderá solicitar correção de eventuais erros que persistam no cadastro. 

Acesse aqui o processo de remanejamento 2025/2026.

 

Pontos importantes do cronograma

Dados cadastrais – Uma vez conferida a pontuação e outras informações do cadastro, caso haja divergência, o(a) servidor(a) terá até o dia 11 de agosto para se manifestar e solicitar correção da informação.

Recurso do cadastro – Caso persistam eventuais erros no cadastro, o(a) servidor(a) terá até o dia 25 de agosto para solicitar correção.

Abertura de carência – Até o dia 29 de agosto as carências devem ser apresentadas para as regionais de ensino pelas direções de escola.

Carências do remanejamento interno – No dia 3 de setembro, serão apresentadas, de forma preliminar, as carências disponibilizadas para o remanejamento interno. Caso haja divergência, o(a) servidor(a) poderá questionar a apresentação ou falta de apresentação de carências de 3 a 10 de setembro.

Envio da lista (remanejamento interno): De 30 de setembro a 7 de outubro, os(as) servidores(as) deverão enviar a lista de prioridades. A lista é o único momento em que o(a) servidor(a) manifestará interesse em possíveis locais de trabalho. Ela só pode ser enviada uma única vez. Deve ser anotada por ordem de prioridade e caso o(a) servidor(a) tenha interesse em uma unidade escolar que apresente mais de uma vaga, todas as vagas daquela unidade devem constar na sua lista de envio. Isso aumenta a chance de ser atendido(a).

 

> Veja informações completas sobre o processo de remanejamento interno e externo 2025/2026 em: Divulgadas as documentações e prazos do Remanejamento 2025/2026

 

 

Processo de remanejamento

O procedimento anual é realizado para que professores(as) e orientadores(as) educacionais possam se movimentar de uma unidade de exercício para outra, caso queiram.

O procedimento também regulariza a situação funcional de educadores(as) no âmbito da unidade escolar, uma vez que só poderão participar do procedimento de distribuição de carga 2025 aqueles(as) que estejam regularizados na unidade escolar.

O processo é dividido em dois momentos: remanejamento externo, onde poderão escolher uma escola de outra regional de ensino que gostaria de trabalhar, ou para regularizar-se na atual regional de ensino onde não possui lotação definitiva; e o remanejamento interno, que é destinado para aqueles(as) que já possuem lotação definitiva no âmbito da regional de ensino, mas que precisam regularizar a situação na unidade de ensino onde trabalham ou mudar de unidade de ensino na mesma regional.

Edição: Vanessa Galassi