Recurso para criação da CPI da Pandemia é rejeitado pela maioria da CLDF

A maioria da Câmara Legislativa do Distrito Federal rejeitou, na noite da última quarta-feira (19), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Governo do Distrito Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Recurso n° 22 de 2020, de autoria do Deputado Leandro Grass, recorria da decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a inadmissibilidade do requerimento de criação da CPI da Pandemia, assinada por doze deputados da Casa. Segundo o parecer da CCJ, não havia fato determinado a ser investigado como objeto da CPI.

A decisão da maior parte dos(as) parlamentares ignora as diversas denúncias em andamento no Ministério Públicos em relação a compras de materiais e insumos para combate à pandemia, e ao superfaturamento e desvios de verba na construção dos hospitais de campanha.

A exemplo da CPI da Pandemia, a condução da própria política pública de combate à pandemia e a condução da vacinação também deveriam ser objeto de investigação e análise, uma vez que a imunização na capital federal é lenta e deficitária, ponto que corrobora para o aumento no número de mortes e de infectados pelo novo Coronavírus.

A deputada Arlete Sampaio frisou que o papel do Poder Legislativo é de fiscalização e investigação. Já o deputado Leandro Grass criticou a rejeição do recurso. “Temos irregularidades e denúncias e isso não é o suficiente para abrir uma investigação. Dizer que a CPI não tem fato determinado é fechar os olhos para tudo que está acontecendo nesta cidade”

 

 Confira os(as) deputados(as) que votaram SIM ao Recurso pela admissibilidade da CPI:

Chico Vigilante

Fábio Félix

Arlete Sampaio

João Cardoso

Leandro Grass

Reginaldo Veras

Eduardo Pedrosa

Júlia Lucy

 

Confira os(as) deputados(as) que votaram NÃO pela inadmissibilidade da CPI da Pandemia:

Rafael Prudente

Robério Negreiros

Iolando Almeida

Martins Machado

Rodrigo Delmasso

Roosevelt Vilela

Daniel Donizet

Agaciel Maia

Claudio Abrantes

Hermeto

Valdelino Barcelos

Reginaldo Sardinha

 

 Abstenção:

Delegado Fernando Fernandes

 

Ausentes:

Jaqueline Silva

José Gomes