Recife (PE) vai receber celebração mundial do Centenário de Paulo Freire de 17 a 20 de setembro

2022 09 13 paulo freire centenario

Shows de Chico César, Lia de Itamaracá e Silvério Pessoa estão na programação aberta ao público no dia 18/09

Debates, encontros, exposições, ato político e apresentações culturais são algumas das atividades previstas na celebração do Centenário de Paulo Freire, que vai acontecer entre os dias 17 e 20 de setembro, em Recife (PE). O patrono da educação brasileira faria 100 anos em 2021, mas devido a pandemia a comemoração presencial será realizada neste ano de 2022, em que Paulo Freire completaria 101 anos.

A proposta é fazer uma grande celebração em defesa do legado deste educador. A programação completa está disponível no site: https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire.

Centenas de pessoas da América Latina, Europa, África e de todo o país são esperadas para acompanhar toda a programação do evento. Gente do mundo todo também já confirmou presença: a maior delegação é a da Argentina, mas todos os países da América Latina terão representantes presentes.

Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL), pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e organizações parceiras, a celebração do Centenário de Paulo Freire terá atividades abertas ao público em geral e também debates e discussões restritas para a categoria.

Resumo da programação

No dia 17 de setembro, sábado, será realizado o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina, no Mar Hotel. No evento fechado para a categoria, a cientista social Tatau Godinho vai apresentar uma análise de Conjuntura na Perspectiva feminista na América Latina.

No domingo, 18 de setembro, é a vez do chamado Ato político-cultural com os shows de Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Y Somos Todas (Costa Rica). O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na Praia do Pina, a partir das 14h.

No dia 19, segunda-feira, será realizada a Plenária Mundial da Educação com debates sobre o legado de Paulo Freire na Educação Mundial na perspectiva da África, Europa e América Latina, e a importância de Paulo Freire na Educação Brasileira. Aberta ao público, a Plenária inclui a apresentação da banda Afoxé Oyá Alaxé – Recife (PE) e do cantor Hilton Acioli.

A abertura do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPLA), também será realizada na segunda, 19, mas é fechada para participantes que já se inscreveram. Às 17h, Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação da América Latina, e o jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman, vão começar os debates.

No dia 20, outro momento fechado só com a categoria, serão apresentados os estudos realizados no período da pandemia e a declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A celebração do Centenário de Paulo Freire está prevista para encerrar às 18h de terça-feira.

Sobre Paulo Freire
Paulo Freire (1921-1997) nasceu em Recife (PE). Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando sua formação para o magistério. Em 1963, em Angicos (RN), liderou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. Desejava, como diretor do Programa Nacional de Alfabetização do governo João Goulart, alfabetizar em quatro anos dezesseis milhões de adultos, sonho interrompido pela eclosão do golpe civil-militar de 1964.

Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. É o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, sendo um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas.

Serviço

Celebração do Centenário de Paulo Freire

Quem: Organizações nacionais e internacionais da educação (IEAL, RED Estrado, CNTE e parceiras)

Quando: 17 a 20 de setembro de 2022

Onde: As atividades abertas serão realizadas na Praia do Pina e na UFPE. As atividades restritas para a categoria ocorrem no Mar Hotel Conventions.

Sobre a programação gratuita e aberta ao público:

18 de setembro – Domingo – 14h – Praia do Pina – Recife (PE)
Ato político-cultural com shows de Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa, Y Somos Todas (Costa Rica) e Chico César

19 de setembro – Segunda-feira – 9h – Concha Acústica Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Plenária Popular Mundial de Educação

>> Acesse aqui os materiais de divulgação (cards e vídeos) da celebração do Centenário de Paulo Freire

> Acesse o site do Centenário

Fonte: CNTE