Professora realiza qualificação de doutorado sobre consciência inicial, em si e para si, do coordenador pedagógico

 

Nesta quarta-feira (4), a partir das 9h30, Lívia Gonçalves de Oliveira, professora efetiva da rede pública de ensino do Distrito Federal, realizará sua qualificação de doutorado, presencialmente, na Sala Atos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB). Professora de Atividade, pertencente à Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Núcleo Bandeirante, e afastada da sala de aula para estudo, Lívia fará sua qualificação sobre o projeto de tese intitulado “Coordenador pedagógico: formação da consciência inicial, em-si e para-si no e pelo trabalho educativo”, sob orientação da Prof. Drª. Edileuza Fernandes.

Ela explica que o projeto de pesquisa apresenta como objeto de estudo a consciência inicial, em si e para si do coordenador pedagógico. “Nesta temática, compreende-se que a função social precípua da escola pública é oportunizar aos sujeitos a apropriação de conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade e a sua formação humana omnilateral. Nesta perspectiva, entende-se que os indivíduos envolvidos no trabalho educativo e pedagógico precisam perceber a escola como uma das esferas fundamentais de enriquecimento da universalidade humana, pois quanto maior for a compreensão crítica dos diversos complexos que constituem a vida humana, mais transformador e emancipatório será o papel dos indivíduos na sociedade”.

Lívia observa que, em assim sendo, entender esse movimento envolve a análise da formação da consciência dos indivíduos, que se dá a partir da realidade concreta existente em um processo inicial de interiorização de valores, normas, juízos e somados a esses, o domínio dos conhecimentos científicos. “Nesse sentido, destaca-se o papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas contemporâneas, como um dos responsáveis pela mediação dos saberes pedagógicos que consubstanciam a prática docente e, logo, a formação humana dos seus pares. Este profissional, tem um papel essencial na articulação do trabalho pedagógico e pode em sua atividade, conceber e propor ações que podem manter, reproduzir ou transformar a realidade escolar, os seus pares e a si mesmo, dependendo do nível de consciência que possui de seu trabalho enquanto práxis intencional, planejada e orientada a finalidades”.

Destaca, ainda, a relevância dessa temática e diz que se dedicou a ela porque, “primeiramente, a universalidade que caracteriza a atividade do coordenador pedagógico ainda carece de um entendimento mais profundo e de determinações concretas; com isso, meu objetivo é contribuir para a produção de conhecimento sobre a formação da consciência desse sujeito, que ainda é pouco explorado nos estudos sobre o contexto escolar. Em segundo lugar, ao revisitar os estudos de Mauro Iasi em sua obra ‘Consciência e Ideologia: para além dos muros de pedra’, ele destaca que o movimento de compreensão de quem somos e do que podemos fazer se transforma em uma força material capaz de nos impulsionar para além das barreiras, pois ao reconhecê-las e entendê-las, podemos almejar superá-las. Nesse sentido, meu trabalho busca construir mediações que possibilitem aos coordenadores pedagógicos, e aos demais profissionais envolvidos na atividade pedagógica, transformar o saber e o conhecimento crítico sobre a realidade concreta em uma força material, elevando sua consciência a patamares mais elevados. Isso fortalece as ações emancipatórias e transformadoras desses indivíduos a partir do ato educativo, que é a base para a construção de uma prática pedagógica verdadeiramente comprometida com a transformação social”, finaliza.