Qualificação de Doutorado debate o Novo Ensino Médio em três regiões do Brasil

A professora doutora Edileuza Fernandes Silva convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para apresentação da qualificação do projeto de doutorado de Maria Alessandra Moulin nesta quinta-feira (30), às 14h, na Faculdade de Educação (Sala Atos). A doutoranda trabalha com o tema (Re)Configurações curriculares para a oferta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio em redes de ensino públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, e a banca será realizada, também, de forma virtual pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sala-de-reuniao-01-do-nte (senha: 8e80flcc). 

O projeto de pesquisa, sob a orientação da Profª Drª Edileuza Fernandes, orienta-se pelo objetivo de analisar as propostas para os IF do Novo Ensino Médio (NEM) contemplados nas propostas curriculares das redes de ensino públicas destas três regiões, tendo o intuito de ampliar o debate e contribuir para maior compreensão sobre a Reforma do Ensino Médio e a política que o embasa. As pesquisadoras ressaltam que essa etapa da educação básica ainda carece de uma identidade que considere o protagonismo dos(as) jovens e uma proposta curricular mais integrada e articulada aos interesses e necessidades desses sujeitos.

No campo político, o ensino médio tem sido foco de políticas governamentais, muitas ligadas ao currículo e na busca de atender à perspectiva mercadológica. Pretende-se, com o estudo, realizar uma análise crítica que abarque as prescrições curriculares planejadas pelas redes de ensino, procurando desvelar as articulações entre o plano micro (visão dos sujeitos envolvidos) e o plano macro (a política que fundamenta o currículo, sua construção e sua execução).

O projeto integra o conjunto de produções científicas em desenvolvimento no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico (Prodocência), no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA).