Publicado edital de convocação para eleição da direção que estará à frente do Sinpro para o próximo triênio

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) informa que foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Jornal de Brasília, o Edital de Convocação para as eleições que escolherão a nova diretoria para o triênio 2022-2025 e seu Conselho Fiscal. A informação foi dada durante a Assembleia Geral da categoria, realizada durante a manhã desta terça (22), no estacionamento do Espaço Funarte.

A eleição será realizada nos dias 25 e 26 de maio de 2022, das 8h às 20h, na sede e subsedes do sindicato: SIG (Quadra 6 Lote 2260), Taguatinga (CNB 04 Lote 03 Loja 01), Gama (Área Especial 20/21 Salas 42 e 44. Ed. Alternativo Center – Setor Central) e Planaltina (Av. Independência Quadra 05 Lote 18 – Vila Vicentina). O Sinpro ainda informa que serão instaladas urnas fixas em algumas escolas da rede pública. O horário de votação será de 8h às 17h para as unidades escolares de turno diurno, e de 8h às 20h para as de turno noturno.

A Comissão Eleitoral será eleita no dia 9 de abril de 2022 e após a sua eleição, manterá uma secretaria habilitada para a prestação de informações aos(às) associados(as) interessados(as), emissão e recebimento de documentação referente ao processo eleitoral, etc. O horário de funcionamento desta secretaria será das 9h às 17h, exceto sábados, domingos, recessos e feriados. O prazo para inscrição das chapas interessadas em concorrer às eleições será de 19 a 25 de abril de 2022.   

Informamos, também, que serão montadas urnas itinerantes para percorrerem outros locais de trabalho. Seus roteiros serão definidos pela Comissão Eleitoral.

Para votar, o(a) professor(a) e o(a) orientador(a) educacional têm de ser filiado(a) há, no mínimo, 6 meses, e estar em dia com suas obrigações estatutárias, dentre elas as financeiras, no prazo mínimo que o Estatuto estabelece para participação das eleições.

A diretoria ressalta que as eleições são de grande importância porque, além de ser um processo de mobilização da própria categoria em torno da luta contra a conjuntura que se apresenta, também é a tomada de decisão sobre a forma que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais entendem que essa luta deva ser feita e de qual projeto de direção do sindicato a categoria entende que seja o melhor para conduzir a luta de que ela necessita.