Publicações do XII Seminário Regional da Anpae serão lançadas no Feitiço das Artes

No dia 11 de agosto, o Feitiço das Artes (CLN 306) recebe um evento múltiplo: além do lançamento de duas publicações do XII Seminário Regional da (Anpae), a posse festiva dos integrantes do Fórum Distrital de Educação (FDE). A partir das 17h. O evento terá apresentação da banda Som de Classe e Deusa Nordestina. Vão ser lançados o livro, com as conferências e palestras, e os anais, com os resumos expandidos submetidos e apresentados no evento.

O Seminário

O XII Seminário Regional ANPAE-Centro-Oeste foi realizado de forma virtual, nos dias 13 e 14 de setembro de 2022, tendo como tema as “Políticas educacionais: resistência e retomada da democracia e do Estado”; e teve como objetivo central contribuir com reflexões críticas sobre os múltiplos desafios que se fazem presentes na proposição e materialização das políticas educacionais, após um longo período de desfinanciamento, ataques e precarização da área. Neste sentido, reuniu em torno do debate acadêmico e científico docentes e dirigentes de educação superior; docentes, dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais; professores e diretores de educação básica e de instituições congêneres; representantes de movimentos sociais de raça, diversidade de gênero, etnia e território; estudantes de cursos de graduação e pós-graduação; profissionais de outras áreas do conhecimento que tenham interfaces com as políticas intersetoriais da educação.

O Seminário constituiu-se em um espaço de debates e trocas de experiências no campo da Gestão e das Políticas Educacionais na Educação Básica e Educação Superior que precisam ser refletidas, socializadas e confrontadas com as pesquisas que vem sendo produzidas, especialmente no âmbito dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação.

O que esteve em pauta, por meio do tema do evento, foi a retomada por debates críticos pela reconstrução ao direito à Educação. As conquistas obtidas durante duros embates nas últimas quatro décadas e consagrados em diferentes legislações como a Constituição de 1988, a LDB de 1996 e as regulamentações posteriores por meio de pareceres e diretrizes, estão sendo confrontados por um conjunto de decisões políticas, econômicas e legais neoliberais e neoconservadoras com vistas a precarizar o estado para ataque do sistema financeiro ao fundo público e riquezas nacionais. Neste cenário, depois de vilipendiados os princípios democráticos e de liberdade de expressão e intensa resistência dos movimentos sociais, científicos e da comunidade educacional – trabalhadores da educação, mães, pais, responsáveis e estudantes; está em curso a desestruturação das políticas educacionais democráticas e implantação de propostas e retrocessos que evidenciam o compromisso político do governo com setores empresariais e conservadores que atuam no campo da educação

 

Livro

Duas publicações serão lançadas no Feitiço das Artes: o livro traz os artigos acadêmicos resultantes das conferências, palestras e mesas apresentadas durante o Seminário.

São 17 artigos em quase 400 páginas, com temas como a formação docente na modalidade a distância, ensino híbrido, ensino médio integrado, educação escolar indígena, gestão democrática em meio ao contexto ultraliberal, dentre outros.

O PDF dessa publicação está disponível aqui

 

Anais

Os Anais contêm os resumos expandidos submetidos e apresentados no XII Seminário Regional da Anpae, com base em diferentes olhares, temáticas e abordagens teóricas e metodológicas, evidenciam que essa luta é coletiva e encontra ressonância e militância entre o coletivo de educadores e de pesquisadores em educação. Os trabalhos foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados às instituições organizadores do evento, e tanto para submissão como para publicação foram distribuídos em oito eixos temáticos:

 

  1. Política e gestão da educação básica.
  2. Política e gestão da educação superior.
  3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.
  4. Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação.
  5. Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
  6. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
  7. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
  8. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais.