Prouni tem inscrições abertas nesta terça, 13

Nesta terça-feira, 13, abriram-se as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, que oferece bolsas integrais e parciais (50%) em universidades privadas. Para disputar uma bolsa, o candidato ou candidata precisa ter atingido, no mínimo, 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e não pode ter tirado zero em redação.

Os jovens devem ter cursado todo o ensino médio em instituições públicas de ensino, ou ter sido bolsista em escolas privadas. Também podem se inscrever: pessoas com deficiência; e professores e professoras em atividade na rede pública de ensino. Com exceção dos profissionais do Magistério, os demais candidatos não podem já portar um diploma de graduação.

Histórico

Criado em 2004, durante o primeiro governo Lula, o Prouni tinha o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior, fazendo com que o status de filantrópicas de algumas universidades realmente se efetivasse. O Ministério da Educação, então conduzido por Tarso Genro, tendo Fernando Haddad como secretário-executivo, observou que muitas universidades consideradas filatrópicas gozavam dos incentivos fiscais pertinentes à condição sem, no entanto, oferecer as contrapartidas correspondentes à sociedade.

O Prouni representou uma grande revolução no acesso ao ensino superior. Combinado com a ampliação de vagas nas universidades federais, com a criação de novas instituições e expansão de outras já existentes, o programa contribuiu para que grande número de jovens de baixa renda, nascidos e criados nas periferias, tivessem a oportunidade de entrar na universidade e conquistar seu diploma de nível superior.

Como se inscrever

Ao todo são ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. No DF, são 1.578 bolsas integrais e 1.920 parciais.

As inscrições são feitas pelo portal do ProUni até 16 de julho, sexta, às 23h59. A primeira chamada sai já em 20 de julho.