Protesto em frente ao MEC exige investigação dos casos de corrupção

2022 04 28 mec

Na próxima sexta (29), às 11h, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vai promover um protesto em frente ao Ministério da Educação (MEC) para exigir investigação sobre os casos de corrupção envolvendo a pasta.

“Vamos protestar porque a denúncia de corrupção no MEC é mais uma aberração na política nacional, e é um ataque profundo à educação pública no nosso país”, explica o presidente da CNTE, Heleno Araújo. Na avaliação dele, o ex-ministro Pastor Milton Ribeiro já sinalizava que não estava preparado para conduzir a educação: “No momento em que ele declarou que as crianças deveriam ser socializadas nas igrejas ele mostrou o caminho das denúncias que vemos agora, isto é, colocou em espaço público agentes que não são públicos – especificamente de uma ala da igreja que atua para desviar recursos públicos para mãos privadas”.

“Bolsolão do MEC”
Em áudio divulgado pela imprensa, o então ministro da educação, Pastor Milton Ribeiro, disse priorizar repasse de verbas a municípios indicados por um pastor evangélico a pedido do presidente. Dez prefeitos acusam os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos de operarem esse esquema no MEC para facilitar a liberação de recursos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação envolvia pedidos de propina de até R$ 40 mil, um quilo de ouro e bíblias com a foto do ministro na capa. As denúncias estão sendo investigadas pela Polícia Federal, mas o governo Bolsonaro impôs sigilo nas informações relativas aos encontros do presidente com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.
“O fato de o presidente da república colocar sigilo sobre as visitas de pastores envolvidos mostra que ele tem culpa no cartório. Nosso ato no MEC é para exigir investigação completa e profunda do caso. Se comprovada a denúncia, queremos justiça e a devida punição dos criminosos”, reforçou o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

23ª SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA CNTE
O ato em frente ao MEC faz parte da 23ª edição da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, evento que a CNTE promove anualmente e que em 2022 tem como tema: “A educação no centro do projeto de Nação: Um outro Brasil é possível!”. A programação do evento, que começou no dia 25 de abril e termina nesta sexta (29), contou com debates nas redes sociais, palestras, vídeos e outras atividades que reforçaram a ideia de que uma nação democrática e soberana deve estar vinculada a um Projeto Emancipador de Educação.

Fonte: CNTE