Prosa ao Pé do Ouvido conversa com membros da comissão do PAS e suas atualizações

Nos canais da Eape no Youtube e Spotify, está no ar a terceira edição do programa “Prosa ao Pé do Ouvido”, que conta na equipe com Pedro Artur Melo, responsável pela pesquisa e da apresentação do programa. É ele quem explica que na verdade é o terceiro episódio no Youtube, mas já o quarto programa produzido, pois antes desses três, teve um apenas em formato de áudio. “Saiu em outubro do ano passado, em comemoração ao Dia do professor e escolhemos falar sobre o livro “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”, de Bell Hooks. Foi bem bacana, pois esse episódio abriu uma ponte de diálogo com a revista Com Censo, a revista científica da Secretaria de Educação. Recebemos um artigo publicado na revista sobre o mesmo livro e gerou algumas reflexões sobre aproximação do podcast com a revista e consequentemente sobre divulgação científica”.

A ideia de Pedro é realizar no Youtube um programa por mês, porém “nem sempre é possível, pois temos que conciliar com as atividades de formação e coordenação que fazemos na Eape. Bem como estamos sujeitos a alteração nas agendas dos convidados que por alguma contingência da vida precisam desmarcar ou remarcar a gravação”.

Em relação aos convidados, a terceira edição do programa recebeu membros que estão na comissão do PAS (Programa de Avaliação Seriada): Eloísa Pilati, professora da UnB e diretora da Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (DAPLI); Ana Paulo Prado, professora de língua portuguesa e mestranda em linguística na UnB; Sabrina Cerqueira, professora de licenciatura de língua espanhola e professora da pós-graduação de linguística aplicada e Leonardo Castro de Carvalho, professor de geografia da SEEDF, colaborador e redator do Currículo em Movimento e mestrando em Geografia.

De acordo com Pedro, “estudando para fazer esse programa e depois realizando a entrevista com os participantes, eu cheguei à constatação que o PAS e a Universidade de Brasília estão fazendo um ótimo trabalho em realizar uma prova que solicita ao estudante um pensamento crítico voltado à ação. Ou seja, um processo consciente de tomada de autonomia de alguém que participa na sociedade e que não dissocia a teoria da prática. Nossa conversa girou em torno desta ideia, e usamos como fio condutor a matriz de obras do PAS e última atualização do programa. Links com mais informações sobre o tema podem ser encontrados na descrição do episódio no Youtube”.

Para o apresentador, “a grande novidade é que qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que concluiu o ensino médio pode fazer o PAS. E essa decisão vem da premissa de continuar democratizando o acesso à universidade pública neste país brutalmente desigual que vivemos. Outra coisa bacana de mencionar é que a matriz de obras do PAS pode ser uma atividade coletiva compartilhada, seja dentro da família dos estudantes, seja entre amigos. Essa pode ser uma maneira de incentivar jovens que vão passar pela prova e fazer algo em comum com eles”.

Ele ressalta que “uma de nossas ideias fundamentais é fazer circular saberes relevantes, através do diálogo, para toda rede. Também fica o convite para todo aquele ou aquela que tem uma ideia bacana, um projeto, etc e que gostaria de mostrar para a rede como todo para nos procurar, para que possamos pensar juntos um programa a ser realizado, pelo e-mail pedroartur@gmail.com .

A equipe do programa é formada por Paulo Duro na direção; Daniel Fama na direção de fotografia; Yeda Gabriel na produção e still; Alexandre Furtado e Luiz de Almeida (Luizão) como operadores de câmera; Bruno Batista como assistente de câmera; Flávia Oliveira na edição, montagem e finalização; Luiz Carlos (Lucs) no Motion Design e Pedro Artur Melo, responsável pela pesquisa e da apresentação do programa.

O “Prosa ao Pé do Ouvido” pode ser assistido aqui.