Prorrogado prazo para inscrição no curso “Desenvolvimento à moda brasileira – dinheiro e desigualdades na educação”

O Sinpro-DF prorrogou para o dia 9 de julho o prazo para a inscrição no Curso de Formação Política Desenvolvimento à moda brasileira – dinheiro e desigualdades na educação. A Secretaria de Aposentados(as), em parceria com a Secretaria de Formação, estão promovendo o curso, que terá como recurso pedagógico o livro de mesmo título da Professora Mestre e Doutora em Educação, Urânia Flores da Cruz Freitas.

O curso tem como objetivo compreender como se deu o desenvolvimento brasileiro e suas relações com o campo da educação, visando a identificar suas bases estruturantes. Serão discutidas as mudanças que ocorrem na economia mundial e, em especial, como as inovações tecnológicas influenciam as estruturas sociais.

A diretora do Sinpro, Luciana Custódio, afirma que um objetivo importante do curso é oferecer uma formação com foco a enfrentar os desafios atuais impostos pelas tecnologias, algo necessário para o fortalecimento da nossa categoria e dos(as) aposentados(as) que construíram e constroem a luta. “O curso traz uma perspectiva teórica mais aprofundada, pautada na tríade ação-reflexão-ação”, conta Luciana Custódio, da Secretaria de Formação do Sinpro. “É um investimento na luta em defesa da educação pública, já que os aposentados e aposentadas são imprescindíveis nela”, completa.

O curso será realizado à distância, 100% virtual, com suporte técnico da Secretaria de Formação. Terá formato modular (4 módulos), com carga horária de 300 horas, entre horas indiretas na Plataforma do Moodle e Aulas Virtuais na plataforma Zoom, diretamente, com a mediação da professora/autora Urânia Flores.

A metodologia está centrada na participação, por meio de dinâmicas organizadas a partir da leitura e interpretação do texto, baseada na ação-reflexão-ação a fim de situar a problemática estudada. Serão abertas 40 vagas. A realização do curso se dará mediante a formação da turma. “Nesse período de pandemia, os aposentados(as) terão a oportunidade de participar desse curso, trocar experiências e expressar suas ideias através do modelo virtual”, diz a professora Sílvia Canabrava, da Secretaria de Aposentados e Aposentadas do Sinpro.

A professora Urânia Flores da Cruz Freitas é autora de livros e artigos acadêmicos sobre ação pública, gestão pública, educação, trabalho, políticas públicas, direito à cidade, prospectiva estratégica e população em situação de rua. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na UnB, além de atuar como professora na Secretaria de Educação do DF.

 

Critérios para inscrição

– Estar em dia com o sindicato;

– Assinar o termo de compromisso com a jornada do curso (aulas virtuais e acesso à plataforma);

– Ter participado da reunião do coletivo de aposentados e aposentadas;

– As vagas remanescentes serão oferecidas para os demais interessados(as).

 

 

Período de Inscrição prorrogado até o dia 9 de julho

Para se inscrever, acesse: https://www.sinprodf.org.br/desenvolvimento-a-moda-brasileira-dinheiro-e-desigualdades-na-educacao/

Para mais informações, procure as diretoras da Secretaria de Aposentados do Sinpro: Sílvia Canabrava (99271-7399), Consuelita Oliveira (99836-0396) e Elineide Rodrigues (99943-0217)