Projeto Querino retrata as origens do Brasil em oito episódios de podcast

As origens e a história do Brasil, sem medo de colocar o dedo na ferida das elites e de apontar responsabilidades, estão sendo tratadas em podcasts. Idealizado e apresentado pelo jornalista Tiago Rogero, o Projeto Querino mostra um olhar afrocentrado para a formação do país, analisando tanto a contribuição afro-brasileira quanto a ganância desenfreada dos escravizadores.

O jornalista lembra que desmistificar a história é um dos trunfos de projeto, produzido pela Rádio Novelo e lançado no mês de agosto. “A ideia é refletir sobre como a escravidão formou o Brasil, país que recebeu cerca de 5 milhões dos 12 milhões de pessoas trazidas à força da África. Foi o maior contingente das Américas. A data para o lançamento de “Querino” não foi escolhida ao acaso. Este ano marca o bicentenário da independência do Brasil, evento que é tema do primeiro episódio do podcasts”, explica.

Rogero ressalta que nos episódios é possível perceber que pessoas negras estão no centro da narrativa, e não mais às margens da história. Exemplo disso pode ser encontrado já no nome do podcast, batizado em homenagem a Manuel Raimundo Querino, intelectual negro considerado o primeiro historiador da arte baiana.

Com edição caprichada, roteiro bem amarrado e pesquisa rigorosa, Projeto Querino se firma como um podcast fundamental para lembrar um passado que o país por vezes tenta esquecer. Como cantou a Mangueira no Carnaval de 2019, é a história que a história não conta, são versos que o livro apagou.

Confira abaixo todos os episódios do Projeto Querino:

* O episódio 3 está disponível no Youtube. Clique em “Assistir no YouTube” e confira o episódio completo.