Projeto propõe aprendizagem sobre educação fiscal
Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o EnCena, novo projeto do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal (PEF/DF). Promovido pelas secretarias de Educação e de Economia, Controladoria-Geral do DF (CGDF) e pela Receita Federal, o EnCena é um projeto de educação gamificada voltado para a rede pública de ensino do DF, que funciona por meio de um aplicativo contendo trilhas de aprendizagem, conteúdos em formato de games e jogos interativos.
A proposta é relacionar tecnologia e produção audiovisual como estratégias de transposição didática dos conteúdos da temática de educação fiscal. Além de aprender de forma lúdica, os participantes serão premiados. Podem participar estudantes e professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do DF.
O PEF/DF foi criado em 1998 para disseminar conhecimentos sobre educação fiscal, que propõe contribuir com a formação para a cidadania por meio de dois eixos estruturantes: a função social do tributo e o controle social, cujo objetivo é harmonizar a relação Estado-cidadão.
O programa é elaborado pelo Projeto de Desenvolvimento Fazendário do Distrito Federal (Prodefaz), no âmbito do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco-DF), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Distrito Federal.
O EnCena é resultado das lições aprendidas ao longo do trabalho desenvolvido com a temática de Educação Fiscal, sendo este um tema transversal, conforme a Resolução nº 7/2010 – CNE, que aborda assuntos diversos e interligados necessários à formação para a cidadania fiscal, tais como: Estado; tributos; orçamento, finanças e gestão pública; ética; controle social e outros, bem como, dialoga com diversos objetos dos respectivos componentes curriculares e áreas de conhecimento.
Há dois níveis de jogo: a etapa “Portas Abertas à Cidadania”, voltada para 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, e a etapa De Olho na Educação, voltada para estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Os participantes concorrem a um celular.