Projeto promove mediação teatral em escolas públicas

O projeto Mediato – Diálogo com Espectadores (@mediato.art) chega à nona edição com a apresentação do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Após dois anos de atendimento virtual devido à pandemia da Covid-19, o projeto celebra o retorno das atividades presenciais e abre as inscrições para que escolas das regiões do Gama e de Santa Maria possam participar das apresentações, que serão feitas no Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama. O período para se inscrever vai até o dia 20 de maio por meio de formulário disponível no site www.mediato.art.br ou no perfil do Instagram @mediato.art.   

O projeto tem o objetivo de trabalhar com o 9º ano do ensino fundamental ou com o ensino médio e pretende levar cerca de 2 mil estudantes ao teatro. Além disso, apresenta o teatro e as demais artes como papel fundamental na educação, oferecendo ferramentas pedagógicas transversais a várias disciplinas, propondo a efetiva integração entre teatro e escola. Ao todo serão selecionadas cinco escolas para receber o projeto nos meses de junho e julho, sendo que uma delas deve atuar na área rural do Gama.

Para a coordenadora do projeto, Luênia Guedes, o objetivo da ação é colaborar com a democratização do acesso à arte e aos equipamentos culturais e promover a formação de novos públicos. “Para isso, o projeto propõe ações de sensibilização na escola antes e depois do espetáculo, por meio de oficinas facilitadas pela equipe de mediadores da Mediato”, ressalta.

O espetáculo é montado pelo Celeiro das Antas, grupo teatral brasiliense com 30 anos de existência, e serão realizadas oito sessões gratuitas e abertas ao público estudantil, durante os meses de junho (3, 8 e 24) e julho (6), sempre às 9h30 e às 15h. Após as sessões, os artistas cênicos realizarão bate-papo com os(as) estudantes e professores(as) espectadores(as). 

 

Sinopse do Espetáculo

Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, é uma comédia fantástica que aborda o amor por meio de quatro histórias que se desenrolam em uma noite de verão, quando equívocos e desencontros geram situações cômicas. É encenada por quatro atores com formação na arte da comicidade e no teatro físico. A montagem é do grupo de teatro Celeiro das Antas, que tem 30 anos de trajetória. Nesta montagem, o corpo dos atores é o material básico para a construção de todas as situações, inclusive a trilha original composta para o espetáculo.

 

SERVIÇO

Mediato – Diálogo com Espectadores

Inscrições abertas para escolas públicas do Gama e de Santa Maria

Período de inscrição para escolas: de 4 a 20 de maio

Onde se inscrever: https://bityli.com/yDaygD

Site: www.mediato.art.br

Contato: contato.mediato.art@gmail.com

Redes sociais: www.instagram.com/mediato.art – @mediato.art  

Assessoria de imprensa: 61 98575-8500.