Projeto prevê criminalização da misoginia

Tramita no Senado um projeto de Lei que criminaliza a misoginia, e iguala essa postura social a racismo, a homofobia e a transfobia.

A misoginia é qualquer ato de demonstração de ódio à mulher e à condição feminina. Ela pode se manifestar em forma de discriminação, invisibilidade ou violência. É diferente do machismo, que se refere ao enaltecimento do masculino em detrimento do feminino. É o “conceito social” segundo o qual o homem, em uma relação, é superior à mulher, que lhe deve obediência.

Condutas misóginas e machistas revestidas de piadas, memes e brincadeiras de meninos não devem mais ser naturalizadas. A ideia é que a Lei Antidiscriminação inclua entre as circunstâncias de discriminação e preconceito também a misoginia.

Precisamos que o Código Penal acrescente ao crime de injúria, a misoginia, para punir com mais rigor quando praticado com elementos, meios ou conteúdo de ódio ou aversão às mulheres.

No evento Vida em Palavras de ontem (28/2) sobre saúde e gênero, a professora Valeska Zanello falou da importância da criminalização da misoginia: “Se é errado discriminar uma pessoa em função de sua sexualidade ou da cor de sua pele, também deve ser crime que uma pessoa seja discriminada por causa de seu gênero”, explicou.

Clique aqui e vote a favor da criminalização da misoginia.https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=170980&voto=favor