Projeto oferece oficinas de capacitação na área cultural para alunos da rede pública

A Casa de Cultura Telar, em parceria com o Ministério da Cultura, promove de 01 de abril a 15 de maio o projeto Educarte na Praça. O projeto tem por objetivo oferecer extensa programação de oficinas de capacitação na área cultural para estudantes da rede pública de ensino de Taguatinga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio das redes sociais da Casa de Cultura Telar @casadeculturatelar.

A programação será realizada nas escolas CEMTN, CEI 04 e CEMEIT e inclui 24 oficinas nas modalidades de Contação de Histórias, Teatro, Maquiagem Teatral, Poesia, Sonorização de Histórias e Mediação de Leitura para Primeira Infância, esta última voltada para professores(as), coordenadores(as) e pais do Centro de Ensino Infantil 04, cujo foco é a educação inclusiva. A meta é atender 360 alunos da rede pública.

O projeto propõe fomentar a capacitação e economia criativa local. Além disso, possibilita à população de Taguatinga um espaço vivo de convivência artístico-educacional. Aliás, durante o encerramento do projeto haverá apresentações públicas de eventos culturais de culminância das oficinas, todas abertas ao público.

Para Cléria Costa, uma das idealizadoras do EducArte na Praça, a finalidade da iniciativa é “constituir uma programação formadora que acolha a juventude e, ao mesmo tempo, contribua para a formação e capacitação de jovens, adultos, pais e professores por meio de oficinas, além de possibilitar à população de Taguatinga o acesso a manifestações artísticas”, explica.

 

As oficinas e os oficineiros:

Teatro (CEMTN e CEMEIT) – Wellington Abreu

Maquiagem teatral (CEMTN e CEMEIT) – Clara Abreu

Poesia (CEMTN e CEMEIT) – Beth Jardim

Contação de histórias (CEMTN) – Grupo Paepalanthus

Sonorização de histórias (CEMTN) – Lucas Baraúna

Mediação de leitura para primeira infância (CEI 4) – Miriam Rocha