Projeto Leitura começa nesta terça na Escola Classe Chapadinha

A Escola Classe Chapadinha, localizada em Brazlândia, há três anos desenvolve um projeto literário com as crianças da educação infantil ao 5º ano.
 
Nessa próxima terça-feira (08), no período matutino, os alunos irão conhecer a autora escolhida para o projeto desse ano. Além de incentivar a leitura, o projeto, realizado também promove encontros literários com os escritores brasilienses. Na edição deste evento, as crianças poderão conversar com a escritora Clara Rosa Cruz Gomes. Além do bate-papo, os estudantes farão apresentações dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
 
A escolha dos escritores é feita no início do ano com os pais, alunos, comunidade escolar e professores.  A escola nos outros anos já recebeu os autores Vera Lucia Dias e Alessandra Roscoe. O conteúdo dos livros é explorado nas atividades cotidianas da sala de aula pelos professores e projetos são desenvolvidos durante o ano. A escola tem ainda uma parceria com a Casa de autores.
 
Segundo a coordenadora-pedagógica, Beatriz Lima,  a escola desenvolve projetos literários há muitos anos e outras ações como “sacolinha para casa”, onde os alunos passaram a levar os livros para suas residências, após a inauguração da biblioteca no ano passado, tem despertado o interesse dos estudantes pela leitura.
 
“Incentivar a leitura no cotidiano e o prazer são os objetivo da escola. A leitura além de desenvolver a criatividade permite os professores a ensinarem de forma diferenciada. O livro é muito mágico. A realidade é a tecnologia, mas as crianças ainda acham muito curioso ler o livro”, destacou a orientadora.
 
A escritora – Clara Rosa Cruz Gomes é Mestre em Educação e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Realiza pesquisas nas áreas de manifestações dramáticas populares e cultura popular brasileira;, linguagens teatrais e ensino de teatro. Nos livros de Clara Rosa há uma proposta de formação e intervenção na realidade. Há leveza e humor, sonhos, fantasia e imaginação capazes de levar a uma leitura divertida. Clara Rosa trabalha com o grande desafio de teatralizar os seus livros para incentivar a leitura e ampliar o divertido prazer em ler.