Projeto Guardiões da Natureza revitaliza espaços do CEI 01 de Planaltina

Inaugurado em 2013, o Centro de Ensino Infantil 01 de Planaltina conseguiu realizar um antigo sonho de estudantes e da comunidade escolar. A partir do projeto Guardiões da Natureza, professores(as) e estudantes conseguiram revitalizar alguns espaços escolares do CEI, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da preocupação de que cada cidadão é responsável por uma parte do planeta.
Seguindo este pensamento os estudantes criaram hortas, uma oficina de brinquedos com material reciclável, desenvolveram uma alimentação e um transporte saudáveis, além de uma série de atividades de conscientização com a população. Segundo a diretora da escola, tudo começou com o sonho de revitalizar a horta e a brinquedoteca. “Estes espaços estavam sucateados e o projeto deu muita esperança aos envolvidos. A partir do trabalho conjunto de estudantes e da comunidade escolar, revitalizamos estes lugares e outras turmas ainda desenvolveram projetos paralelos, como o plantio de flores, reciclagem de papel, releitura de livros infantis, confecção de brinquedos com o tema folclore e iniciação musical”, relata Selma de Sousa Silva.
O resultado chamou a atenção da comunidade escolar e da população de Planaltina, que passou a visitar a escola para ver os resultados provocados pelo projeto. “O objetivo maior deste projeto é o empoderamento da comunidade escolar, do espaço público chamado escola. Este espaço é de todos, para todos e responsabilidade de todos. Esta foi a primeira exposição onde a maioria do público era de pais. Nas outras vezes trazíamos alunos das outras escolas e víamos a participação de alguns pais, mas agora foi diferente. Este é o maior presente que poderíamos ter”, comemora a diretora Selma.