Projeto Flow mostra toda Resistência e Valorização da Cultura Negra
A Unidade de Internação de Adolescentes do Recanto das Emas (UNIRE) entrou no debate sobre a Consciência Negra e mostrou toda Resistência e Valorização da Cultura Negra. Trabalhando o Hip Hop, a dança, a rima, o DJ e a pintura (grafite), o projeto mostrou aos estudantes parte da cultura negra e sua importância para a pluralidade de ideias e composições artísticas no mundo.
Nos últimos dois meses, várias atividades foram promovidas com o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento dessa cultura tão rica, exemplo do hip-hop, cultura esta que já está inserida no universo de cada um deles, mas que talvez não surtisse o entendimento claro sobre a questão pedagógica disso para a vida de cada um. A escola trouxe um oficineiro (Rivas.artesvisuais) para ensinar os(as) alunos(as) a fazer grafite, rima, a dançar. Entre as oficinas, realizadas em quatro encontros com visitantes externos, estavam a do artista Rivas, já renomado no circuito do Hip Hop do Recanto das Emas.
Segundo a professora de Língua Portuguesa da UNIRE, Anna Rosa, durante o projeto os(as) estudantes fizeram trabalhos em telas, releitura de obras, aprenderam a fazer grafite e aprenderam como um artista pode ganhar a vida com a sua arte. “Esse projeto visa descriminalizar, abrir novos horizontes, novos caminhos, tirar da marginalidade uma cultura que é tão jovem, tão preta, tão de favela, tão da periferia, como sendo algo riquíssimo para ser estudado, para ser entendido”, ressalta a professora, explicando que durante o projeto os(as) alunos ainda aprenderam empreendedorismo e como conseguir ter conexões com a vida, mesmo estando fora do convívio em sociedade, enquanto estudantes, enquanto pessoas que fazem parte dessa cultura hip-hop.
Durante o projeto também foram trabalhadas cartilhas sobre antirracismo, respaldado em dados do IBGE; aulas de português, matemática, química, física, biologia e sociologia, além da apresentação do documentário dos Racionais MC.
Clique aqui e confira as fotos do álbum do Facebook.